Urgências
Urgências
O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, E.P.E é composto por duas unidades de Urgência, uma Básica (Amarante) e uma Médico-Cirúrgica (Penafiel), servindo de referência para a população do Tâmega e Sousa, uma população de cerca de 520 mil habitantes. A Urgência Médico-cirúrgica (Penafiel) é composta pela urgência de adultos, pediátrica e de ginecologia/obstetrícia.
No âmbito da rede de prestação de cuidados nos serviços de urgência hospitalares, definida pelo Ministério da Saúde, o Serviço de Urgência da Unidade de Amarante foi classificado como um Serviço de Urgência Básica (SUB), funcionando 24 horas por dia e assegurada por dois clínicos gerais.
O que é uma situação de urgência?
É toda a situação clínica em que o atraso no diagnóstico ou tratamento, pode trazer graves riscos para o doente, nomeadamente risco de vida.
Se houver dúvidas sobre o melhor local para a resolução de algum problema de saúde que se lhe depare o doente deve ligar para o Centro de Contacto SNS 24 808 24 24 24 ou INEM 112.
Áreas Funcionais do Serviço de Urgência
Área de admissão e receção
Localiza-se à entrada do Serviço de Urgência, estando dividida entre Admissão Geral e Admissão Pediátrica. Neste local são realizados os procedimentos administrativos necessários à admissão do doente.
Neste espaço existe uma sala de espera onde o doente aguarda a chamada para o gabinete de Triagem.
Área de triagem/ Prioridade no Atendimento no Serviço de Urgência
Após a admissão, o doente passará para Área de Triagem onde é feita uma avaliação inicial por enfermeiro(a), tendo em conta o protocolo de Triagem de Manchester (Protocolo Internacional). Trata-se de uma metodologia que permite a classificação da prioridade de atendimento do doente, atendendo à gravidade da sua situação clínica.
Assim, é garantido que o doente mais urgente é identificado de imediato e atendido antes do doente considerado menos urgente.
Os níveis de Classificação são os seguintes:
Prioridade Vermelha: doentes emergentes (Atendimento Imediato).
Prioridade Laranja: doentes muito urgentes (Atendimento até 10 min).
Prioridade Amarela: doentes urgentes (Atendimento até 50 min)
Prioridade Verde: doentes pouco urgentes (Atendimento até 120 min).
Prioridade Azul: doentes não urgentes (Atendimento até 240 min).
Para além desta classificação, os doentes que no momento da Triagem apresentem sinais ou sintomas compatíveis com Acidente Vascular Cerebral, Enfarte Agudo do Miocárdio, Infeções Generalizadas e Traumatismos graves entram em vias prioritárias de atendimento – Vias Verdes.
Circuito do doente
- Após a entrada no Serviço de Urgência, e após os procedimentos administrativos, o doente deve dirigir-se para a zona de espera da triagem.
- Na triagem, consoante o problema/queixas apresentadas, é lhe atribuída uma cor que define a prioridade de atendimento. Como referido anteriormente, o doente poderá entrar numa via prioritária de atendimento (Via Verde).
- Consoante a avaliação e cor atribuída o doente é encaminhado para a Sala de Emergência, Sala de Trauma, Área Laranja, Área Amarela, Área Verde, Área Cirurgia/Ortopedia.
- Após a observação clínica, na área para onde foi encaminhado, poderá ser necessária a realização de tratamentos ou exames complementares de diagnóstico em outras áreas do SU, ou do Hospital.
- Após a alta, e antes de abandonar o Serviço de Urgência, o doente deve dirigir-se ao posto administrativo e ali validar todos os documentos que lhe foram entregues (credenciais, marcações de consulta, etc.). Se for internado o doente será conduzido ao Serviço de Internamento e os seus familiares ou acompanhantes informados da decisão de internamento.
Acompanhantes
Durante a permanência no Serviço de Urgência Geral/Adultos o acompanhante deve adoptar o seguinte esquema, clique aqui!
Balcão de Informações do Serviço de Urgência
De forma a melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde e os familiares/acompanhantes dos doentes, o Serviço de Urgência dispõe de um Balcão de Informações que se encontra junto à sala de espera de acompanhantes, em funcionamento entre as 08h00 e as 24h00. Este serviço destina-se a:
- Prestar informações gerais sobre o utente;
- Estabelecer o contacto dos familiares ou acompanhantes com os profissionais de saúde que se encontram responsáveis pelo doente;
- Orientar os utentes e familiares relativamente aos procedimentos e percursos intra-hospitalares;
- Organizar e apoiar as visitas dos familiares/acompanhantes aos doentes.
No Hospital de Amarante, o Balcão de Informações funciona diariamente até às 20h00, sendo após essa hora as informações cedidas pelo Serviço de Admissão de Doentes.