Qualidade

Comissões da Qualidade e Segurança

Na área da qualidade e segurança, estão nomeados como responsáveis os seguintes elementos:

Planos de Ação Comissão de Qualidade e Segurança (CQS)

Plano Atividades CQS homologado – 2021 (Ficheiro PDF,372 KB, A4)

Plano Atividades CQS homologado – 2020 (Ficheiro PDF, 374 KB, A4)

Plano Atividades CQS homologado – 2019 (Ficheiro PDF, 327 KB, A4)

Plano de Ação CQS 2018

Plano de Ação CQS 2017

Plano de Ação CQS 2016

Plano de Ação CQS 2015

Plano de Ação CQS 2014

 

Modelos de Certificação

A qualidade e segurança dos doentes é uma área prioritária para o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) e para o seu Conselho de Administração.

 

Certificação ACSA – Hospitais

 

O CHTS está certificado pelo modelo de Certificação ACSA – Hospitais.

 

Selo Certificação ACSA Hospitais - CHTS

Este é o modelo oficial, adotado pela Direção Geral de Saúde, para a Certificação dos Hospitais.

O modelo ACSA baseia-se num processo através do qual se verifica e reconhece de que forma os cuidados de saúde prestados aos cidadãos estão de acordo com os padrões de qualidade nacionais e internacionais, aplicáveis às diversas tipologias de unidades de saúde, e com os eixos prioritários da Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde.

A adoção de um modelo nacional de certificação de unidades de saúde tem como objetivo favorecer e impulsionar a melhoria contínua dos cuidados de saúde prestados ao cidadão no Serviço Nacional de Saúde, na vertente clínica, de relacionamento com o cidadão, organizacional, processual, de desenvolvimento profissional e da formação contínua. O objetivo último será alcançar de forma consistente e sustentável a excelência organizacional e colocá-la ao serviço do cidadão.

De igual modo, o programa de certificação de Hospitais, dentro do principio de que têm um papel fundamental no sistema de saúde e concorrem para a qualidade dos cuidados de saúde prestados aos cidadãos, apresenta uma metodologia de trabalho que visa impulsionar nos Hospitais a implementação de processos de gestão da garantia da qualidade e da melhoria contínua.

 

O Modelo:

 

O modelo de certificação ACSA apresenta uma série de características que lhe são próprias:

  • Trata-se de um modelo da qualidade coerente com a Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde e com as ferramentas e normas de gestão clínica e organizacional que têm vindo a ser desenvolvidas para o Serviço Nacional de Saúde. Constitui-se como um programa estruturante para as unidades de saúde, pois promove a gestão clínica, a gestão por processos, a gestão por competências e a gestão do conhecimento.
  • Trata-se de um modelo da qualidade integral e progressivo, pois identifica todos os passos que terão de ser dados, progressiva e sistematicamente, até à obtenção de um estado de verdadeira excelência organizacional. A certificação não pode ser vista como um ato isolado ou como a mera obtenção de um reconhecimento externo. Trata-se de um processo dinâmico, contínuo e evolutivo, que reflete não apenas o grau de desenvolvimento da qualidade na organização no momento atual, como todo o seu potencial de evolução e crescimento.
  • A certificação de unidades de saúde é um reconhecimento oficial e público do cumprimento dos requisitos necessários ao desenvolvimento e à prestação de cuidados de saúde de qualidade e segurança, bem como da implementação do seu próprio programa de melhoria da qualidade. Tratando-se de uma ferramenta e não de um fim em si mesmo, a certificação segundo o modelo favorece e impulsiona a evolução da qualidade dentro do Serviço de Saúde português.

 

O CHTS tem, atualmente, três serviços certificados pela NP ISO 9001:2015