Jornadas conjuntas da Liga de Amigos e Serviço Social

Decorreram hoje, 10 de novembro, sob o lema “Caminhos que se Cruzam”, as jornadas conjuntas da Liga de Amigos do Hospital Padre Américo (HPA) e do Serviço Social do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS).

2022-11-10

Na sessão de abertura, Carlos Alberto, presidente do Conselho de Administração, enalteceu o trabalho da Liga de Amigos e do Voluntariado “numa época em que cada um pensa mais em si, ser-se voluntário e fazer pelos outros, assume uma maior importância e significado”.

José Manuel Oliveira, presidente da Liga de Amigos do HPA, referiu-se às jornadas conjuntas como um complemento dos “15 anos de parceria com o Serviço Social, onde somos todos voluntários e os caminhos se cruzam”.

Maria João Correia, diretora do Serviço Social (Link), também não deixou de frisar a importância da parceria com a Liga de Amigos, bem como a excelência dos temas e oradores presentes nestas jornadas (link).

Por sua vez, Filipa Carneiro, diretora clínica, assumiu ser “um privilégio estar aqui, numa iniciativa que formaliza uma parceria que funciona há muito”, agradecendo também aos profissionais que vão para além das suas obrigações e sendo eles, assim, também voluntários “num caminho que é de todos, um caminho que valoriza as pessoas, profissionais, utentes, familiares e cuidadores”.

José Ribeiro, enfermeiro diretor, felicitou a comissão organizadora pela “iniciativa que valoriza a humanização nos cuidados de saúde. Um louvor ao Serviço Social pelo esforço na procura de soluções para os doentes e família, e um louvor ao voluntariado pela sua motivação, envolvimento e o gesto que faz toda a diferença ao CHTS e faz falta aos doentes e familiares”.

“Gestos que fazem a diferença”, “Podemos ser todos voluntários”, “Vida com Propósito” e” “Importância do Voluntariado e Gestão Organizada” foram os temas dos painéis principais desta iniciativa aberta a profissionais de saúde da área hospitalar, cuidados de saúde primários, Serviço Social, instituições de Solidariedade Social públicas, privados e voluntários.