Dia Internacional do Enfermeiro assinalado com ciclo de conferências

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), assinalou esta sexta-feira o Dia Internacional do Enfermeiro, com um ciclo de conferências subordinado ao tema “Um passo para o futuro”, organizado pelo Núcleo de Enfermeiros Gestores do CHTS. A iniciativa teve lugar no auditório do Hospital Padre Américo e contou com três painéis de conversa.

2023-05-12

Na sessão de abertura, Carlos Alberto, presidente do Conselho de Administração, salientou o simbolismo da celebração do Dia Internacional do Enfermeiro, dizendo que “é mais do que um simples registo da data, é uma iniciativa que traz valor acrescentado aos profissionais e utentes que assinala o presente e perspetiva o futuro”. O presidente referiu ainda a notícia divulgada hoje sobre os partos de baixo risco que vão passar a ser assegurados por enfermeiros especialista, considerando, assim, ser “mais um reconhecimento do trabalho e do caminho que tem vindo a ser feito pela enfermagem”.

Por sua vez, José Ribeiro, enfermeiro diretor, destacou a importância deste dia que presta homenagem à profissão que é “a mais numerosa na saúde e a prestar cuidados”, mas, além disso, “é um momento formativo, de aprendizagem, de reflexão do que têm sido as áreas e do que deve ser o rumo ao futuro, os desafios para o futuro, futuro esse que passa pela inovação, projetos inovadores, aprendizagem contínua e novos processos de trabalho”.

Além da notícia sobre os partos realizados por enfermeiros, “efetivamente um ganho para os enfermeiros”, o enfermeiro diretor referiu ainda a importância da idoneidade formativa atribuída a 12 serviços do CHTS, bem como o projeto para certificação da Norma Portuguesa (NP) 4552 – sistema de gestão da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal, no âmbito de projeto CHTS Family Friend, cofinanciando pelo SAMA/Compete 2020 – POCI-05-5762-FSE-000316.

Joaquim Moreira, enfermeiro gestor do Departamento Cirúrgico e elemento da organização do evento, saudou todos os enfermeiros e desejou a todos os participantes um dia de “partilha de conhecimento enriquecedora e gratificante”.

André Silva, vogal executivo do Conselho de Administração, destacou a qualidade do programa e dos palestrantes que refletem “o percurso seguro e estratégico da enfermagem no CHTS”.

Esteve também presente na sessão de abertura, em representação da Ordem dos Enfermeiros, Leonel Fernandes, que agradeceu o convite e deu os parabéns à organização e enfermeiros “pelo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no CHTS”.

 

Ciclo de Conferências – Um passo para o Futuro

 

Quanto ao ciclo de conferências que assinalou o Dia Internacional do Enfermeiro no CHTS, o primeiro painel da manhã foi moderado por Luciano Monteiro e contou com a participação de José Ribeiro, enfermeiro diretor do CHTS, que debateu o tema “Valor Económico da Enfermagem”. Seguiu-se o professor Armando Almeida, da Universidade Católica, que se debruçou sobre os “Indicadores como Ferramenta de Gestão”. O painel terminou com a intervenção de Reinaldo Sousa Santos, professor do ISMAI/ISCAC, com o tema “Ser Feliz no Trabalho”.

O segundo painel da manhã foi moderado por Teresa Pereira e teve como convidados Arménio Rego, professor da Universidade Católica Porto Business School, que falou sobre os “Desafios da Liderança de Equipas”, Manuela Martins, professora coordenadora ESEP, que trouxe o tema “Gestão em Enfermagem: O Perfil de Competências”, e Ricardo Peixe, coach e trainer de Alta Performance, que se debruçou sobre a temática “Coaching de Liderança”.

Depois do almoço, o terceiro painel do ciclo foi moderado por Cátia Moreira. Neste foram debatidos os temas “Atitudes e Práticas de Gestão de Talentos, por Ema Assunção Pereira, doutoranda em Médias Digitais, “Plano de Carreira vs Plano e Sucessão”, por Protásio Leão, Diretor Recursos Humanos da Rangel Logistics Solutionse, e “O Poder da Comunicação, por Diamantino Ribeiro, professor Universidade Lusófona.

A sessão terminou com a entrega do Prémio de Investigação em Enfermagem “Arminda Mendes Costa”, no valor de mil euros. As vencedoras foram as enfermeiras Carla Barros e Mónica Pinheiro e o prémio foi recebido, em representação, pela enfermeira Germana Pinheiro.

Foram ainda atribuídos prémios de mérito a dois trabalhos de investigação.

O júri foi presidido pela Professora Arminda Mendes Costa, sendo também elementos Profª. Raquel Esteves e Profª. Bárbara Gomes.

Partilhar: