CHTS integra projeto piloto para redução da resistência aos antibióticos

O Centro Hospitalar de Tâmega e Sousa (CHTS), juntamente com o Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, foi convidado pelo Centro Universitário São João (CHUSJ) a integrar o núcleo de instituições piloto em Portugal do projeto Drive-AMS.

2023-06-15

Este projeto envolve um consórcio de seis instituições europeias, liderado pelo Centro Hospitalar Universitário de St. Radboud (Nijmegen) e pela Universidade de Antuérpia, e é financiado pelo Programa EU4Health.

O objetivo desta iniciativa é a implementação de programas de apoio à prescrição de antibióticos – antimicrobial stewardship (AMS) – através de intervenções de melhoria de qualidade baseada em modelos comportamentais. O intuito é reduzir a emergência de resistências a antimicrobianos e, assim, garantir o acesso sustentável a estes fármacos.

Em Portugal, o Drive-AMS promoverá a implementação desta metodologia numa estratégia de disseminação em marcha, sob a liderança do CHUSJ, nomeadamente de José Artur Paiva, Diretor Nacional do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos.

Nesta fase de arranque do projeto, Raquel Duro (infeciologista da UL-PPCIRA do CHTS) e Marvin Oliveira (patologista clínico do CHTS), juntamente com elementos das outras instituições portuguesas, participaram no Train of Trainers que ocorreu recentemente em Nijmegen. O evento de quatro dias resultou num intercâmbio de conhecimentos, constituindo uma oportunidade perfeita para promover a colaboração e a troca de ideias entre os participantes.

Projeto Drive AMS
Partilhar: