CHTS assinala Semana de Sensibilização para a Insuficiência Cardíaca

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), através da Clínica de Insuficiência Cardíaca do Serviço de Cardiologia, está a assinalar a Semana de Sensibilização para a Insuficiência Cardíaca, que começou no dia 2 e terminará a 6 de maio, com um conjunto de atividades de forma a aumentar a consciencialização em relação a esta doença e envolver a comunidade do Tâmega e Sousa.

2023-05-04

A iniciativa culmina com um encontro no Parque da Cidade de Penafiel, a 6 de maio, entre as 10h e as 12h30, onde vão ser realizados um workshop de alimentação, treino de relaxamento e uma aula de exercício moderado e treino respiratório. Além destas atividades, vão estar também presentes elementos da Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca (AADIC).

No Hospital Padre Américo, até 6 maio, estará patente, no átrio da entrada principal, uma seleção de posters com informação dirigida ao público em geral sobre a insuficiência cardíaca.

De 2 a 4 de maio, foram ainda realizadas ações de formação em quatro Escolas de Ensino Básico da região.

Durante toda a semana, em colaboração com o Serviço de Nutrição e Dietética, haverá um cuidado adicional na ementa da cantina dos profissionais, bem como o Hospital Padre Américo estará iluminado através da projeção de um coração gigante na fachada sul do edifício.

Em Portugal, a insuficiência cardíaca afeta cerca de 4% da população. Estima-se que a sua prevalência possa aumentar entre 50 a 70% até 2030.

Os principais sinais de alerta de insuficiência cardíaca (link) são:

  • cansaço extremo
  • dificuldade em respirar, que limita a atividade física ou obriga a dormir com uma almofada extra
  • taquicardia constante
  • inchaço (edema) nas pernas ou no abdómen
  • aumento da frequência e necessidade de urinar à noite
  • tonturas
  • desmaios
  • aumento de peso
O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), através da Clínica de Insuficiência Cardíaca do serviço de Cardiologia, está a assinalar a Semana de Sensibilização para a Insuficiência Cardíaca, que começou no dia 2 e terminará a 6 de maio, com um conjunto de atividades de forma a aumentar a consciencialização em relação a esta doença e envolver a comunidade do Tâmega e Sousa.
Partilhar: