CHTS assinala Dia Mundial da Diabetes com jornadas científicas
A 14 de Outubro, data em que se assinalou o Dia Mundial da Diabetes, realizaram-se, na Casa da Cultura de Paredes, as III Jornadas de Endocrinologia e Diabetes do CHTS.
O encontro científico, que reuniu profissionais dos Cuidados de Saúde Primários e Hospitalares, contou ainda com a participação de um grupo de utentes da Associação para o Desenvolvimento de Galegos, a quem foram feitos rastreios de diabetes e que puderam assistir a uma peça de teatro encenada e levada ao palco pelo Grupo Dramático e Musical de Campo.
2023-11-16
Na sessão de abertura do evento, a cooperação entre estes dois pilares da prestação de cuidados de saúde foi o tema em destaque, a propósito da entrada em funcionamento da Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa no próximo ano e que agregará, exatamente, o hospital e os centros de saúde. “A ULS é o caminho para os utentes terem uma resposta integrada de saúde mais perto de casa”, disse o presidente do Conselho de Administração do CHTS, Carlos Alberto, lembrando que “a missão que temos pela frente, a da prevenção e promoção da saúde, em conjunto temos que apostar na educação para a saúde e o hospital tem mesmo de ser o último sítio a que o utente recorre para o tratamento da sua doença”.
Carlos Alberto inclui neste “trabalho em rede” também as autarquias e a sua ação no que toca à criação de condições para a prática de exercício físico e outras medidas de educação para a saúde.
Este repto mereceu a resposta positiva do vereador da Saúde da Câmara Municipal de Paredes, Paulo Silva, dando conta do trabalho já iniciado pela autarquia, nomeadamente na área da diabetes, com o programa Diabetes em Movimento, numa parceria com os centros de saúde. O autarca mostrou, aliás, grande interesse na possibilidade de criação de sinergias a este nível, tanto mais que, disse: “temos cada vez mais crianças diabéticas nas nossas escolas”.
Já a diretora clínica do CHTS, Filipa Carneiro, deu conta da importância destas iniciativas para a obtenção de “maiores competências para o tratamento dos doentes”.
Também presente na sessão de abertura das jornadas, José Ribeiro, enfermeiro diretor do CHTS, lembrou os “cerca de 400 milhões de diabéticos em todo o mundo”, destacando as possibilidades que a ULS abre em termos de “inovação e investigação” e, portanto, “melhores cuidados à população”.
Margarida Almeida, presidente das III Jornadas de Endocrinologia e Diabetes e diretora do Serviço de Endocrinologia do CHTS, por sua vez, justificou a escolha da diabetes para tema central destas jornadas, não só como uma forma de assinalar o Dia Mundial da Diabetes, mas também para “aproximar a população dos cuidados hospitalares e aumentar a consciencialização acerca desta doença” que, lembra, “é a patologia rainha da especialidade de Endocrinologia”.
Brincar com coisas sérias
Durante as jornadas, onde foram discutidos temas como a dislipidemia, – Hipercolesterolemia familiar, o ácido bempedóico, terapêuticas incretínicas, Endocinologia pediátrica , uso e abuso de esteroides androgénicos anabolizantes, terapêutica hormonal de substituição na mulher, terapêutica com glucocorticoides, cirurgia bariátrica e pé diabético, houve tempo para um momento lúdico com caráter educativo.
“O Doutor das Doces Lições”, uma peça de teatro feita à medida para apresentar nas jornadas e levada ao palco pelo Grupo Dramático e Musical de Campo, trouxe ensinamentos sobre a diabetes, nomeadamente sobre a prevenção da doença, num registo humorístico que mereceu as gargalhadas da plateia, nomeadamente dos utentes da Associação para o Desenvolvimento de Galegos, que depois participaram num rastreio da diabetes.
“O Doutor das Doces Lições” teve ainda a particularidade de ser interpretada, no papel de esposa cuidadosa de um marido algo pesado e pouco atento à saúde, por Vânia Benido Silva, uma médica do Serviço de Endocrinologia do CHTS. Uma forma de, como referiu o enfermeiro diretor, José Ribeiro, “a brincar, falar de coisas sérias”.
