1º Congresso do Serviço de Medicina Intensiva do CHTS

Realizou-se, a 4 e 5 de maio, na Associação Empresarial de Penafiel, o 1º Congresso do Serviço de Medicina Intensiva do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), com o tema ” Da Tecnologia à Pessoa em Situação Crítica”.

2023-05-05

O encontro teve como principal propósito estimular o desenvolvimento do conhecimento científico, promovendo a partilha, a reflexão e o debate sobre desafios e práticas multidisciplinares relacionadas com a Medicina Intensiva.

Na sessão de abertura, o presidente do Conselho de Administração, Carlos Alberto, relembrou “o salto gigantesco que a Medicina Intensiva deu no centro hospitalar, fruto de uma altura tão difícil como a pandemia, onde fomos capazes de fazer e crescer juntos”.

Filipa Carneiro, diretora clínica, também não pode deixar de referir as dificuldades da pandemia que proporcionaram, simultaneamente, “oportunidades de evolução, inovação e crescimento do Serviço de Medicina Intensiva”.

Já José Ribeiro, enfermeiro diretor, referiu a transversalidade de um “serviço que parece fechado”, onde “a alta complexidade e diferenciação de cuidados” alia “a tecnologia ao cuidado humano”.

Glória Campello, diretora do Serviço de Medicina Intensiva, confessou-se “orgulhosa do nosso serviço que, depois de uma época tão difícil, conseguiu realizar este congresso com um programa de qualidade que eleva o serviço e a ciência”.

Cristina Pinto, enfermeira gestora do Departamento de Urgência e Emergência, deixou uma nota de louvor aos enfermeiros da Medicina Intensiva “pelo seu desempenho, resiliência e espírito de missão”.

Também esteve presente nesta sessão, o presidente da secção regional Norte da Ordem dos Enfermeiros, João Paulo Carvalho, que felicitou a organização, dizendo que “são um exemplo de coragem e do que é ser resiliente perante as dificuldades” e, ainda assim, conseguir organizar momentos “para discutir e partilhar conhecimento”.
Em representação da Sociedade Portuguesa de Cuidados intensivos, esteve o enfermeiro Mário Branco que também referiu a qualidade do programa e importância “da partilha de experiências no cuidado ao doente crítico”.

Daniela Oliveira, vereadora da Saúde da Câmara Municipal de Penafiel, deu os parabéns à organização pela “partilha de boas práticas que vai, sem dúvida, melhorar os cuidados prestados aos nossos cidadãos”.

O programa contou com oradores do CHTS, bem como de outras instituições e, além dos diferentes workshops, foram abordados temas como “Transporte do Doente Crítico”; “Ventilação mecânica invasiva: a sua abordagem e novas estratégias”; “Sedação, analgesia e delirium: estratégias inovadoras”; “A nutrição no doente crítico”; “A enfermagem e os ganhos em saúde”; entre outros.

Realizou-se, a 4 e 5 de maio, na Associação Empresarial de Penafiel, o 1º Congresso do Serviço de Medicina Intensiva do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), com o tema
Partilhar: