Comissões de apoio técnico

Presidente da comissão: Dra. Carla Maria Reis Fraga André

Dr. Pedro José Pimenta Vasconcelos

Dra. Maria João Sousa Correia

Dra. Sónia Alexandra Ramos Dias Teixeira

Enf.ª Paula Alexandra Nascimento Magalhães Guimarães

Enf.ª Luísa Manuela Baptista Teixeira Silva

Grupo Coordenador da Comissão de Qualidade e Segurança (CQS):

Presidente da Comissão – Dra. Diana Pereira

Secretários

  • Dr. Bruno Ribeiro
  • Enf.º António Borges

Membros executivos

  • Dra. Inês Ferreira
  • Enf.ª Elsa Pinto
  • Dr. Jorge Alves
  • Dra. Cláudia Leitão
  • TSDT Mário Pires
  • Dr. Ricardo Gouveia
  • Dra. Rita Ferraz
  • Enf.ª Paula Guimarães

Membros consultivos

  • Eng.ª Luciana Guimarães
  • Enf.ª Andrea Dias
  • Enf.ª Elisabete Pereira
  • Vasco Ribeiro
  • Dr. Pedro Martins
  • Dra. Maria João Correia

Email: cqs@chts.min-saude.pt

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) assinou, juntamente com outras 51 unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS), o Compromisso para a Humanização Hospitalar, numa sessão com a ministra da Saúde, Marta Temido, que se realizou no Centro de reabilitação do Norte – Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho, a 4 de setembro de 2019.

Este compromisso enuncia bases e aponta medidas destinadas a estimular, avaliar e consolidar práticas e relações interpessoais humanizadas em ambiente hospitalar.

Comissão de Humanização do CHTS

Contacto: comissaohumanizacao@chts.min-saude.pt

Missão

  • Contribuir para que todo o agir institucional e profissional se ordene pelo respeito incondicional à dignidade humana;
  • Marcar esse agir com a força identificadora do humanismo personalista / holístico;
  • Catalisar potencialidades e convergências que façam da Humanização uma inspiração permanente e desejada para a modulação efetiva dos comportamentos individuais e das opções institucionais.

Competências

  • Suportar e coordenar o processo e atividades de humanização do CHTS;
  • Proceder à reflexão sobre os objetivos estratégicos a traçar no domínio da humanização;
  • Analisar e inventariar a situação do Hospital em matéria de humanização;
  • Formular propostas de ação ou adoção de medidas, promovendo a sua execução;
  • Pronunciar-se sobre propostas ou planos elaborados por qualquer Serviço do Hospital que tenha incidências no plano da Humanização;
  • Apoiar em todos os Serviços do Hospital projetos específicos de humanização;
  • Estimular a participação da comunidade e de entidades da sociedade civil nas ações de humanização;
  • Contribuir para a melhoria das condições de receção, acolhimento, informação e apoio a utentes e acompanhantes;
  • Promover a articulação de esforços entre os intervenientes nas áreas de qualidade e humanização, sem colidir com a eventual dependência hierárquica dos diversos grupos em relação ao Conselho de Administração ou outros órgãos.

Constituição

  • Enfermeira Gestora Paula Guimarães (Presidente)
  • Dra. Carla Fraga
  • Dra. Filipa Miranda
  • Enf.ª Sílvia Vieira
  • Dr. Carlos Araújo
  • AO – Isaac Ferreira
  • AT – Filipe Barbosa
  • AT – Rui Cardoso
  • AT – Sara Moreira
  • Enf.ª Olga Domingues
  • Enf.ª Sílvia Couto
  • TSDT – Matilde Almeida
  • Enf.ª Carla Magalhães
  • Dra. Maria João Correia
  • Um representante da Liga de Amigos de cada Unidade Hospitalar

Coordenadora: Eng.ª Luciana Guimarães

Membros da Gestão de Risco Clínico

  • Dr. Francisco Pereira Silva
  • Enf.ª Elisabete P. Pinto Pereira
  • Dr. José Licínio Soares Santos
  • Enf.ª Maria Goreti T. Carvalho
  • Dr. Ricardo Alberto F. Gouveia
  • TSDT Lara Iolanda V.S. Santos

Membros da Gestão de Risco não Clínico

  • Tec. Vasco M.P. Ribeiro
  • Dr. José Pedro Meireles Martins

Membros consultivos da Gestão de Risco

  • Diretor do Serviço de Compras: Dra. Ana Oliveira
  • Coordenador do Serviço de Esterilização: Enf.ª Carla Barros
  • Serviço de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho: Eng.º Tiago Rodrigues
  • Grupo Coordenador Local – Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência Antimicrobiana (GCL-PPCIRA): Enf.ª Andrea Dias
  • Comissão de Humanização: Enf.ª Paula Guimarães
  • Serviços Gerais: Enc. Isaac Ferreira

 

Presidente/Coordenadora: Dr.ª Ana Rita de Matos Veiga Ferraz

Membros efetivos:

  • Enf.ª especialista Ana Isabel Ferreira Dias
  • Enf.ª especialista Andrea Natália Dias Teixeira
  • Enf.º Especialista Joaquim Filipe Sousa Pinto
  • Dr. Rogério Bernardo Ruas
  • Dr. Marvin da Silva Oliveira
  • Dr. Luís Castro Neves
  • Dra. Joana Catarina Dias Maia Rodrigues
  • Dra. Maria do Céu Buíça Póvoa
  • Dr. ª Maria José Silva Fernandes
  • Dra. Carla Susana Durães Ferreira

Membros consultivos:

  • TSDT Mário Miguel Pereira Pires
  • AO José Carlos Lopes
  • Enf.º Gestor Jorge Luciano Leite Monteiro
  • Enf.ª Gestora Carla de Jesus da Silva Barros
  • Enf.ª Elisabete Patrícia Pinto Pereira
  • Enf.ª Alexandrina Lino
  • Coordenador Técnico Vasco Manuel Pinto Ribeiro
  • TS Bruno André Cruz da Cunha
  • TS José Pedro Meireles Martins
  • TS Tiago Alfredo Magalhães Rodrigues
  • Dr. Ricardo Gouveia

Email: gclppcira@chts.min-saude.pt

Comissão de Farmácia e Terapêutica

 

A Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT) do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa EPE rege-se pelo disposto no Despacho n.º 2325/2017 de 2 de março de 2017, publicado no Diário da República n.º 55/2017, Série II de 17 de março de 2017.

Em conformidade com a legislação em vigor, a missão da CFT é propor orientações terapêuticas e a utilização mais eficiente dos medicamentos, apoiada sempre em bases sólidas de farmacologia clínica e na evidência de custo-efetividade disponível, monitorizando a prescrição dos medicamentos, a sua utilização e garantindo a equidade no acesso à terapêutica a todos os utentes da instituição, internos e externos.

As suas principais competências são:

  • Atuar como órgão de ligação entre os serviços de ação médica e os serviços farmacêuticos;
  • Selecionar, entre as alternativas terapêuticas previstas no Formulário Nacional de Medicamentos (FNM), aquelas que estarão disponíveis na instituição;
  • Diligenciar a promoção de estratégias efetivas na utilização racional do medicamento;
  • Implementar e monitorizar o cumprimento dos critérios de utilização de medicamentos emitidos pela Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica (CNFT) e dos protocolos de utilização em vigor na entidade hospitalar, de acordo com os critérios e condições de utilização dos medicamentos aí previstos;
  • Pronunciar-se sobre a adequação da terapêutica prescrita aos doentes, quando solicitado pelo seu presidente e sem quebra das normas deontológicas;
  • Monitorizar os dados resultantes da utilização de medicamentos e outras tecnologias de saúde no contexto do SNS;
  • Representar a instituição na articulação com a CNFT;
  • Analisar com cada serviço hospitalar os custos da terapêutica que lhe são imputados, auditando periodicamente e identificando desvios na utilização dos medicamentos;
  • Monitorizar a prescrição interna de medicamentos e de meios complementares de diagnóstico e terapêutica em articulação com o Monitor da Prescrição Médica;
  • Cumprir as obrigações decorrentes do Despacho n.º 13382/2012, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 198, de 2 de outubro de 2012, nomeadamente no que se refere ao envio regular de informação sobre a prescrição e sobre a dispensa de medicamentos pela unidade hospitalar;
  • Colaborar com o Sistema Nacional de Farmacovigilância;
  • Articular com as diferentes Comissões com responsabilidades no âmbito do medicamento, nomeadamente com a CCIRA, estabelecendo mecanismos de monitorização e utilização racional de antimicrobianos dentro dos objetivos e competências da mesma.
  • Propor o que tiver por conveniente dentro das matérias da sua competência.

Composição da Comissão

  • Dra. Mari Fátima Magalhães Mesquita (Presidente)
  • Dr. José António Caiado Soares
  • Dra. Maria Fernanda Martins Costa
  • Dra. Sónia Alexandra Ramos Dias Teixeira
  • Dra. Ana Rita de Matos da Veiga Ferraz
  • Dra. Ana Rute Brilhante Sobral Filipe
  • Dra. Ana Rita Costa Araújo
  • Dra. Ana Isabel Vicente Fontes e Melo

Email: cft@chts.min-saude.pt

Membros efetivos:

  • Dra. Olímpia do Carmo (Presidente)
  • Dra. Graça Rodrigues
  • Dr. Ilídio Quelhas

Membros suplentes:

  • Dra. Lurdes Mota
  • Dr. Abílio Oliveira

Coordenadora: Dra. Sara Paula Serra Pereira

Enf.ª Sandra Cristina Ribeiro da Silva Magalhães

Enf.ª Lídia Filomena Rodrigues

Dra. Sandra Cristina Teixeira Ribeiro

Dra. Noémia Maria Costa Carvalho

Dra. Ondina Rosário Teixeira Bernardo

Email: epva@chts.min-saude.pt

 

Conselho Técnico dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica

 

O Conselho Técnico dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT) foi constituído em Outubro de 2017, sendo composto pelos representantes das várias profissões das áreas de diagnóstico e terapêutica existentes no CHTS, EPE.

O Regulamento Interno do CHTS, EPE, de Junho de 2019 e alterado em Outubro de 2019, homologou o Conselho Técnico dos TSDT como um órgão colegial com funções de apoio ao órgão máximo de gestão da instituição – Conselho de Administração (CA).

Objetivos e competências do Conselho Técnico:

1. Promover a articulação e a harmonização do exercício profissional das várias profissões das áreas de diagnóstico e terapêutica;
2. Emitir normas técnicas e dar parecer sobre matérias relacionadas com o exercício profissional, no âmbito das atividades de diagnóstico e terapêutica;
3. Assegurar as funções de conselho coordenador da avaliação, em termos a definir no diploma que adapte o Sistema Integrado de Gestão e Avaliação de Desempenho na Administração Pública (SIADAP) à carreira especial de técnico superior das áreas de diagnóstico e terapêutica.

Presidente:

TSDT Mário Pires – Cardiopneumologia

Membros efetivos:

TSDT Ana Paula Silva – Terapia da Fala
TSDT Ângela Moura – Terapia Ocupacional
TSDT Assunção Rego – Farmácia
TSDT Isabel Pinho – Análises Clínicas e Saúde Pública (Imunohemoterapia)
TSDT Luís Ramalho – Radiologia
TSDT Luísa Coelho – Dietética
TSDT Manuela Martinho – Fisioterapia
TSDT Manuela Pinto – Análises Clínicas e Saúde Pública (Patologia Clínica)
TSDT Nathalie Carvalho – Audiologia
TSDT Sandra Abreu – Ortóptica

Email: ctsdt@chts.min-saude.pt