Serviços de Apoio
Serviço Social
Diretora de Serviço: Dra. Maria João Correia
Missão
O Serviço Social Hospitalar é um serviço de suporte à prestação de cuidados de saúde tendo como objetivo principal contribuir para o bem-estar e melhoria da qualidade de vida do utente e da sua família, prevenindo que constrangimentos sociais interfiram no seu processo de recuperação e reabilitação.
O Serviço Social assenta a sua atuação em valores fundamentais tais como, o respeito pela dignidade humana, pela igualdade de direitos e oportunidades, bem como pela liberdade de opção.
Em contexto hospitalar, o assistente social é o mediador entre o sistema de saúde, a família e a comunidade, assentando a sua intervenção no cumprimento das seguintes competências:
- Apoio psicossocial;
- Advocacia social;
- Planeamento da Alta e continuidade de cuidados;
- Articulação inter e intra-institucional;
- Aconselhamento, informação / orientação.
Recursos Humanos
Assistentes Sociais:
Hospital Padre Américo
- Dra. Maria João Correia
- Dra. Cristina Gomes
- Dra. Glória Ferreira
- Dra. Raquel Silva
- Dra. Sandra Teixeira
Hospital de Amarante
- Dra. Andreia Teles
- Dra. Helena Silva
Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental
- Dra. Carmen Teixeira
- Dra. Marisa Silva
Assistente Técnica:
Susana Ferreira
Contactos e localização
Hospital Padre Américo, Penafiel
Situado no Piso 3, junto às Consultas Externas
Segunda a sexta – 8:00h – 20:00h
Telf. Geral: 255714000 – Ext. 23143/ 23144/ 23146
Telf. Direto: 255714143 (Secretariado)
Hospital de Amarante
Localizado no Piso 1, junto à Secretaria Geral
Segunda a sexta – 8:00h – 18:00h
Tef. Geral: 255410510 – Ext.51100 /50190
Tef. Direto: 255149016
Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental (edifício independente ao lado do edifício central do Hospital Padre Américo)
Funciona junto às Consultas Externas
Segunda a sexta – 9:00h – 17:00h
Telf. Geral: 255714084 – Ext. 40065 / 40565
Endereço electrónico: servicosocial@chts.min-saude.pt
Atividade
A ação do Serviço Social dirige-se aos doentes e seus familiares do hospital, presta apoio psicossocial ajudando a prevenir e/ou ultrapassar problemas sociais que interferem direta ou indiretamente com a saúde e bem-estar.
Do desempenho profissional dos assistentes sociais salienta-se ainda a sua integração e colaboração em comissões, equipas e projetos que incidem na promoção da saúde e prevenção da doença e na melhoria da qualidade e humanização.
Equipas Hospitalares em que o Serviço Social se encontra integrado:
- Equipa de Gestão de Altas (EGA);
- Equipa Intra-Hospitalar de Cuidados Paliativos (EIHCP);
- Núcleo Hospitalar de Crianças e Jovens em Risco (NHCJR);
- Equipa de Prevenção de Violência Doméstica (EPVA);
- Projeto “Crescer com Afetos” – Projecto de Apoio à Parentalidade – Serviço de Neonatologia;
- Grupo de Ostomizados – Serviço Cirurgia;
- Unidade de AVC`s – Serviço Medicina;
- Equipa Multiprofissional de Apoio à Gravida Adolescente – Serviço de Obstétricia;
- Comissão de Ética;
- Gestão de Património dos Doentes de Evolução Prolongada- Dep.Psi.Saude Mental;
- Unidade Coordenadora Funcional (UCF);
- Protocolo de Parceria com a Liga de Amigos do Hospital Padre Américo – Penafiel (Espaço Solidário);
- CLAS (Rede Social ) concelho de Amarante, Celorico de Basto, Paredes e Penafiel;
- Comissão Alargada da CPCJ de Amarante.
O Serviço Social colabora com o doente e seus familiares no sentido de:
- Organizar a alta hospitalar e aceder a apoios e recursos da comunidade.
- Esclarecer sobre apoios/benefícios em situação de doença, desemprego e precariedade económica.
- Informar quais os apoios/benefícios em situação de gravidez e outras patologias do foro crónico.
- Orientar/ Encaminhar vítimas de maus-tratos e tratamento de comportamentos aditivos.
- Apoiar na gestão de expetativas em torno da situação de doença, incapacidade, conflitos e demais situações adversas.
No acolhimento realizado pelo assistente social é sempre garantida a privacidade e confidencialidade. A informação social recolhida é sempre com autorização do doente e sua família. É devidamente informado de todas as diligências colocadas em curso pelo Serviço Social.
É garantido ao doente ou seu representante legal, o direito pela sua auto-determinação.
Codificação Clínica
Médico Auditor: Dr. Fernando Silva
Coordenadora: Anabela Almeida
A Codificação Clínica visa a codificação da informação clínica, a auditoria à codificação constante na base de dados e a monitorização do processo de agrupamento em GDH.
Compete, designadamente, à Codificação Clínica o seguinte:
a) Promover a codificação de toda a produção clínica realizada no âmbito do internamento e ambulatório passível de agrupamento em GDH;
b) Lançamento de dados, nos termos da legislação em vigor e preparação de informação de gestão relevante que permita um correto acompanhamento do Contrato Programa;
c) Acompanhamento da produção assistencial da Instituição nos módulos Internamento e Ambulatório, para cumprimento de prazos estabelecidos pela ACSS, em termos de faturação e informação;
d) Apoio na preparação de reuniões de benchmarking com outros hospitais com base na informação na base de dados ( ICD em vigor), com vista à otimização de processos e de recursos.
Contactos e localização
Hospital Padre Américo, Penafiel
Situado no Piso 2, área administrativa
Telefone: 255147513
Extensões: 22021/22024
Endereço de correio eletrónico geral: gdh@chts.min-saude.pt
Serviço de Nutrição e Dietética
Diretora de Serviço: Doutora Isabel Gomes
O Serviço de Nutrição e Dietética exerce a sua atividade articuladamente com as demais unidades de prestação de cuidados de saúde para fornecimento de nutrição adaptada às necessidades dos doentes.
Serviços Farmacêuticos
Diretora de Serviço: Dra. Sónia Teixeira
Email: farmaceuticos@chts.min-saude.pt
Os Serviços Farmacêuticos servem de suporte a toda a actividade clínica desenvolvida no CHTS, assumindo como sua principal responsabilidade a gestão do circuito do medicamento e outros produtos de saúde. O serviço desenvolve a sua actividade na dependência funcional e hierárquica do Conselho de Administração do CHTS e em acordo com as orientações e política definidas pelo órgão máximo da instituição.
A nossa missão é contribuir de forma sustentada para o uso racional do medicamento e para a prestação de cuidados de saúde de excelência, sempre com o foco na obtenção dos melhores resultados terapêuticos e com a máxima segurança para os doentes.
Atividade Assistencial
O circuito do medicamento inicia-se no momento da sua selecção, participando o serviço nesse processo no âmbito das funções desempenhadas pelos seus elementos na Comissão de Farmácia e Terapêutica local, que funciona na dependência hierárquica e em estreita interligação com a Direcção Clínica. Esta comissão actua também na definição de orientações terapêuticas com vista à utilização mais eficiente dos medicamentos, definindo uma política do medicamento em bases sólidas de farmacologia clínica e evidência da economia da saúde sobre custo-efectividade, monitorizando a prescrição dos medicamentos, a sua utilização e garantindo a todos os utentes a equidade no acesso à terapêutica, em conformidade com o previsto no Despacho n.º 2325/20172 de Março de 2017.
Os Serviços Farmacêuticos participam também na selecção dos fornecedores de medicamentos e produtos de saúde, interligando-se neste processo com o Serviço de Compras, numa simbiose que assegura por um lado a selecção de produtos com elevados critérios de qualidade e segurança, bem como por outro se garante o estrito cumprimento do Código dos Contractos Públicos.
Cabe também aos Serviços Farmacêuticos assegurar logo desde a sua entrada a correta identificação e condições necessárias ao armazenamento dos medicamentos e produtos de saúde, garantindo não só que os medicamentos recebidos cumprem todos os requisitos observáveis de qualidade necessários ao seu uso seguro, bem como que não sofreram qualquer dano durante o seu transporte.
Sempre que necessário, os Serviços Farmacêuticos procedem às manipulações/adaptações dos produtos comerciais por forma a que as preparações cheguem sempre individualizadas aos nossos doentes e com toda a informação necessária ao seu uso seguro, contribuindo determinantemente para a diminuição do erro e do desperdício.
No desenvolvimento da sua atividade, os vários elementos dos Serviços Farmacêuticos participam também nos seguintes grupos/comissões:
Comissão de Ética para a Saúde
Comissão Local de Informatização Clínica
Equipa de Monitorização da Prescrição Médica
Grupo de Coordenação Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos
Comissão PBM (Patient Blood Management)
Comissão da Qualidade e Segurança
Comissão de Tratamento de Feridas
Gabinete de Gestão do Risco Hospitalar
Equipa de Auditoria da Qualidade
Horário:
Serviços Centrais (Hospital Padre Américo)
Dias úteis: das 8:30h às 17:30h
Sábados: das 9:00h às 13:00h
Domingos e Feriados: asseguramos, em prevenção, o horário das 15:00h às 19:00h
Unidade de Amarante (Hospital de São Gonçalo)
Dias úteis: das 8:30h às 17:30h
Contactos
Telefone: 255 714 118 (Serviços Centrais)
255 090 253 (Unidade de Amarante)
Correio eletrónico: farmacia.adm@chts.min-saude.pt
Departamentos:
Unidade de Farmácia de Ambulatório: atendimento aos nossos doentes externos, efetuando-se aqui a Consulta Farmacêutica (promovendo a adesão terapêutica) e a cedência dos tratamentos para as patologias com suporte legal para o efeito e de acordo com a legislação em vigor. É também esta unidade que dá resposta às necessidades do ambulatório interno.
Unidade de Farmácia Clínica: procede à validação da prescrição médica para o internamento analisando o perfil farmacoterapêutico, em observação das Boas Práticas, da política do medicamento da instituição e da conciliação com a terapêutica instituída no exterior. Funciona também aqui o Centro de Informação do Medicamento, estando disponível uma equipa especializada para esclarecimento de qualquer dúvida relativa à utilização ou manipulação dos fármacos. Esta unidade dá ainda apoio aos procedimentos de Farmacovigilância e supervisiona a cedência dos circuitos especiais de distribuição: estupefacientes, psicotrópicos e hemoderivados.
Unidade de Farmacotecnia: especializada na preparação de manipulados não estéreis, com particular enfoque na satisfação de necessidades resultantes da inexistência de formulações comerciais adaptadas aos nossos doentes pediátricos.
Unidade de Gestão: responsável pela gestão de aquisições (em estreita interligação com o Serviço de Compras) e controlo de existências de todos os produtos distribuídos pelos Serviços Farmacêuticos.
Unidade de Ensaios Clínicos: é onde se processa toda a gestão do circuito do medicamento experimental, em conjunto com os promotores, coordenadores e toda a equipa de investigação envolvida nos ensaios clínicos em curso na instituição.
Unidade de Distribuição em Dose Unitária: preparação e cedência de toda a medicação em Dose Diária Individual Unitária para os serviços de internamento.
Unidade de Distribuição Clássica: assegura todos os restantes circuitos de distribuição (soros, stocks pré-definidos, stocks nivelados, Pyxis).
Unidade de Formação e Ensino: através da realização de estágios extra-curriculares e curriculares para discentes quer do curso de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, quer da Licenciatura em Farmácia (supervisionados, respetivamente, por Farmacêuticos e Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica) o serviço oferece a oportunidade para estes experienciarem a realidade dos Serviços Farmacêuticos Hospitalares e perceberem o seu funcionamento, sendo-lhes proporcionada a aquisição de conhecimentos e experiência nas valências disponíveis.
Os Serviços Farmacêuticos em números
Pessoal
O serviço é composto por uma equipa jovem e dinâmica, sempre atenta e à procura de novos desafios. Dela fazem parte 9 Farmacêuticos, 12 Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica, 6 Assistentes Operacionais e 2 Assistentes Administrativos.
Uma equipa altamente qualificada e especializada de farmacêuticos hospitalares, em estreita colaboração com outros profissionais técnicos de farmácia, auxiliares e administrativos, que estão envolvidos em todo o circuito do medicamento, contribuindo para garantir a obtenção dos melhores resultados terapêuticos com a máxima segurança para os utentes.
Produção
Em 2018, o serviço foi responsável por:
1 917 170 unidades saídas por dose unitária, para dar resposta a um total de 20 323 internamentos;
11 218 cedências de medicação em ambulatório, para satisfazer as necessidades de 2 120 doentes;
94 382 unidades reembaladas, para colmatar, na maioria dos casos, a ausência de doses não disponíveis comercialmente;
89 459 validações farmacêuticas de prescrições para o internamento;
276 manipulados produzidos, principalmente, para adaptação às necessidades dos nossos doentes pediátricos.
Equipa Intra-hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos
Médicos:
Dra. Maria Graça Melo Silva Ferraz (Coordenadora)
Dra. Olímpia Rosa Gonzaga Martins Cunha
Dra. Natália Loureiro
Enfermeiros:
Enf.º Luís Miguel Coelho Sousa
Enf.º Tiago Gonçalo Rocha Ribeirão
Enf.ª Maria Isabel Moreira Pinto
Psicóloga:
Dra. Noémia Maria Costa Carvalho
Assistente Social:
Dra. Paula Cristina Costa Gomes
Assistente Técnico:
Luís Miguel Coelho Santos
Horário de funcionamento:
De segunda a sexta-feira, das 08h00 às 16h00.
Contactos:
Extensão: 22154
Telemóvel: 914 204 197
Equipa de Gestão de Altas
Coordenador: Dr. Ricardo Meireles
Serviço de Relações Públicas e Comunicação
O Serviço de Relações Públicas e Comunicação (SRPC) do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) tem como missão primeira, em linha com as orientações do Conselho de Administração do CHTS, promover e potenciar a imagem da Instituição junto dos seus diferentes públicos, nomeadamente, colaboradores e utentes, bem como a comunidade em geral na qual o CHTS se insere.
O SRPC desempenha funções ao nível da comunicação interna, comunicação externa e relações públicas:
Comunicação interna – apoiar a definição de circuitos de comunicação interna entre os colaboradores e articulação com os diferentes serviços, nomeadamente ao nível da definição de estratégias de divulgação das diversas atividades científicas em que os serviços estejam empenhados, bem como com a produção de materiais informativos, gráficos ou audiovisuais.
Comunicação externa – desenvolver um trabalho de proximidade com a comunidade, quer através da comunicação social, página de internet institucional, canal de televisão interno (Hospital TV), revista Hospital Magazine ou através do planeamento de ações externas, como seja a participação em feiras da saúde ou outras actividades de promoção da saúde.
Relações públicas – desenvolver um trabalho de proximidade com o utente interno e externo. Este trabalho, desenvolvido em primeira linha pelos administrativos que prestam serviço na área de visitas e informações, estende-se a um atendimento personalizado dos utentes, através da Linha do Utente, atendimento este que não se cinge ao contacto telefónico, mas também ao esclarecimento de dúvidas e correcto encaminhamento dos utentes através de e-mail ou presencialmente.
Coordenação área comunicação: Inês Sousa
Serviço de Formação e Aperfeiçoamento Profissional
Diretora de Serviço: Dra. Eliana Pereira
Serviço de Gestão de Recursos Humanos
Diretora de Serviço: Dra. Marília Clara Vieira Salgado
Serviço Religioso
Secretaria-geral
Serviço de Segurança Higiene e Saúde no Trabalho
Diretora de Serviço: Eng.ª Luciana Guimarães
Gabinete de Gestão de Qualidade Assistencial
Coordenadora: Dra. Diana Pereira
Unidade de Alimentação e Dietética
Coordenadora Unidade: Dra. Luísa Coelho
Gabinete de Gestão de Risco Hospitalar
Coordenadora: Eng.ª Luciana Guimarães
Serviço de Esterilização
Coordenadora Hospital Padre Américo: Enfermeira-chefe Carla Barros
Coordenadora Hospital de Amarante: Enfermeira-chefe Paula Guimarães
A atividade SEC tem como âmbito:
«Prestação de Serviços de desinfeção e/ou esterilização de dispositivos médicos reutilizáveis (DMr), no Hospital Padre Américo do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS).»
CERTIFICAÇÃO ISO 9001
O SEC está certificado pela norma ISO 9001 desde março de 2006.
PRINCÍPIOS da política da qualidade
O enfermeiro Gestor do SEC em parceria com o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, EPE, estabeleceram para o Serviço a política da qualidade com um enquadramento formal para a definição de objetivos de desempenho, observando o cumprimento dos requisitos legais, normativos, de clientes e do Sistema de Gestão da Qualidade, a satisfação das partes interessadas e a promoção da melhoria contínua, a qual deverá reger-se pelos seguintes princípios:
- Garantir o reprocessamento de todos os dispositivos médicos reutilizáveis do HPA e entidades clientes; necessários à prestação de cuidados, segundo normas que assegurem a qualidade técnica e otimização de recursos;
- Estabelecer relações de parceria com as partes interessadas relevantes;
- Monitorizar a gestão, controlo e validação dos equipamentos necessários ao reprocessamento de dispositivos médicos;
- Promover a formação e atualização contínua dos profissionais;
- Promover as necessárias ações junto dos utilizadores para uma correta gestão dos dispositivos médicos descontaminados e esterilizados.
O Serviço de Esterilização tem por base as seguintes atividades do reprocessamento:
- A recolha/receção de todos os DMr utilizados nos serviços clientes;
- A descontaminação por lavagem – efetuada mecanicamente, exceto quando os DMr não o permitam de acordo com as instruções do fabricante;
- A verificação da conformidade do DMr em limpeza e aptidão para a função e respetivo empacotamento com sistema de barreira adequado definido de acordo com as características dos DMr e as indicações do fabricante. Cada embalagem possui identificação, que permite aos Serviços uma referência para registo e rastreabilidade;
- Os Registos envolvidos para garantia da informação;
- A Esterilização a vapor saturado com pré vácuo e em regime de subcontratação de serviços com o Hospital de S. João o processo de esterilização a baixa temperatura (plasma ou oxido etileno);
- O Armazenamento em ambiente controlado;
- A Entrega de DMr esterilizados aos serviços clientes.
Desde setembro de 2017 que o Hospital Padre Américo tem contratualizada a prestação de serviços de esterilização aos ACES Norte e Sul numa parceria que tem resultado na satisfação de ambas as partes.
Desta forma, o SEC pretende assegurar através das atividades o reprocessamento de todos os DM reutilizáveis dos clientes internos e externos, necessários à prestação de cuidados ao utente, que garantam qualidade técnica e otimização de recursos, visando a excelência e a satisfação das necessidades e expetativas das partes interessadas.
Em gráfico, a evolução da produção em Unidades de Esterilização (UE) no último triénio:
OS COLABORADORES do SEC
Trabalham com o propósito de defender o direito do doente à saúde e são verdadeiros embaixadores na prevenção de infeções.
São assistentes operacionais de categoria profissional, com uma descrição de funções muito específica e diferenciadora de competências, que garantem as várias áreas operacionais do reprocessamento de DMr.
Um assistente técnico que garante toda a dinâmica de documentação interna e externa.
Um enfermeiro generalista que promove supervisão e entreajuda.
Um encarregado operacional que promove a gestão do horário e outras atividades inerentes.
Um enfermeiro gestor que garante a estrutura de suporte às necessidades operacionais, à gestão do sistema da qualidade, do risco operacional da atividade e à articulação com as partes interessadas relevantes no processo.
Contactos:
Telefone: 255 714 000
Email: esterilizacao@chts.min-saude.pt
Serviço de Planeamento e Apoio à Gestão
Serviço de Gestão Financeira
Diretora de Serviço: Dra. Paula Nunes
Unidade de Arquivo Clínico
Coordenadora: Ana Rita Silva
Serviço de Informática
Diretor de Serviço: Eng.º Agostinho Barbosa
O Serviço de Informática tem como missão prover serviços na área das tecnologias de informação, gerir eficazmente os Sistemas de Informação e as infraestruturas de comunicação. Promover a boa utilização dos recursos informáticos e a constante inovação das tecnologias disponibilizadas, assentes em serviços de suporte eficientes.
O seu principal objetivo é dar resposta às necessidades emergentes, resultantes da aplicação das novas tecnologias na saúde, proporcionando a todos os profissionais ferramentas de trabalho e colaborativas adequadas às necessidades, objetivos e missão do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS).
Compete-lhe assegurar a operacionalidade dos recursos e sistemas informáticos, planificar a infra-estrutura tecnológica e os sistemas de informação, garantir os meios técnicos e serviços necessários ao bom funcionamento dos Sistemas de Informação.
Contactos:
Telefones:
255 714 001
255 147 520
Serviço Jurídico e Contencioso
Diretora de Serviço: Dra. Fátima Bessa
Unidade de Transportes e MCDT
Gestora de área: Dra. Cristina Silva
Serviço de Gestão de Compras
Diretora de Serviço: Dra. Ana Oliveira
Breve caracterização da atividade
O Serviço de Compras está organizado, tendo em conta a dimensão do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, E.P.E., (CHTS) e complexidade das suas atividades.
O Serviço rege-se por princípios estabelecidos na sua missão, visão e valores, que representam a sua identidade organizacional.
A nossa Missão
Garantir a otimização das aquisições, em termos de preço, qualidade, e serviço, contribuindo para a geração de valor ao CHTS, a par da garantia de rigor e transparência nos processos de compra, promovendo os procedimentos de contratação pública, nos termos das disposições legais vigentes, suportados em princípios éticos e de sustentabilidade.
A nossa Visão
Ser um Serviço de excelência na prestação de serviços ao CHTS.
Os nossos Valores
Serviço de excelência | Discrição e integridade | Compromisso | Transparência | Valorização e respeito pelos intervenientes | Rapidez | Inovação | Ambição | Responsabilidade
Informações relevantes
O Serviço de Compras utiliza a plataforma eletrónica de contratação publica Vortal, acessível aqui.
A entidade gestora da plataforma distingue o Serviço de Compras do CHTS, nos últimos anos, como sendo dos utilizadores com mais procedimentos efetuados por plataforma eletrónica na área da saúde a nível nacional.
No Benchmarking dos Hospitais da ACSS, o CHTS é líder no Grupo C nos custos operacionais por doente padrão, no custo com medicamentos e com produtos farmacêuticos.
Horário
Horário de funcionamento: 09:00 – 12:00 e 14:00 – 17:30 horas
Atendimento a fornecedores: 11:00 às 12:00 horas
Contactos e localização
Hospital Padre Américo, Penafiel
Situado no Piso 2, área administrativa
Endereço de correio eletrónico geral: aprov@chts.min-saude.pt
Serviço de Ativos Tangíveis (Imobilizado)
Diretor de Serviço: Dr. Sérgio Bessa
Serviço de Instalações e Equipamentos
Serviço de Instalações e Equipamentos
Diretor de Serviço: Vasco Ribeiro
O Serviço de Instalações e Equipamentos (SIE) tem como MISSÃO satisfazer, com os mais elevados níveis de produtividade e de qualidade de serviço, as necessidades e expectativas dos clientes, criando uma cultura e organização mobilizadoras dos colaboradores para assegurar uma resposta rápida, optimizada e eficiente aos desafios enfrentados, protegendo a saúde, a segurança e a qualidade de vida de todos os colaboradores, comunidade e utentes.
No contexto da VISÃO o SIE passa por ser reconhecido como uma entidade de referência ao nível da Manutenção das Infra Estruturas e Equipamentos. Com foco nas necessidades das partes interessadas, visando uma prestação de serviços de excelência, com elevada competência, qualidade e inovação.
O SIE acredita numa melhoria contínua interna com base no conhecimento, experiências adquiridas, trabalho, oportunidade e compromisso e nesse sentido propõe-se ao desenvolvimento e implementação do Sistema de Garantia da Qualidade (SGQ).
Os VALORES do trabalho, da disciplina, do rigor e da competência encontram no SIE um ambiente propício ao seu reforço e desenvolvimento. A gestão do serviço orienta-se para responder aos desafios imediatos, incorporando preocupações com impactos tanto no médio como no longo prazo, em linha com uma filosofia de responsabilidade e compromisso. Combinando de forma única a prudência que lhe vem de uma longa experiência acumulada com a ousadia para assumir riscos e inovar, o SIE valoriza o conhecimento e o esforço na procura incessante de novas e cada vez melhores soluções para responder às necessidades e expectativas dos que consigo se relacionam.
A política de qualidade reforça a ligação entre a implementação e o desenvolvimento do SGQ, bem como a melhoria continua e a eficácia da sua intervenção. Assim, apoiada na missão, na visão e nos valores, previamente pensados e definidos, a política da qualidade constitui-se como um dos pilares para o desenvolvimento das melhores práticas de manutenção e um dos requisitos para a garantia do sucesso organizacional.
Implementar um SGQ, implica a adoção de uma conduta lógica, organizada, agregada, útil, prática e transparente na melhoria do processo e dos procedimentos, dos regulamentos e registos, bem como, no aprofundamento das estratégias e do reforço das relações entre as partes interessadas.
Serviço de Logística
Diretor de Serviço: Técnico Vasco Ribeiro
Serviços Hoteleiros
Gestora de área: Dra. Anabela Rego
Serviços Gerais
Gestora de área: Dra. Joana Pinto
Serviço de Viaturas
Coordenador: Sr. Adolfo Ribeiro