Semana do Enfermeiro com várias atividades nos concelhos da área de influência

No âmbito do Dia Internacional do Enfermeiro, assinalado a 12 de maio, as equipas de enfermagem dos vários departamentos do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) organizaram, de 6 a 11 de maio, a Semana do Enfermeiro com várias atividades nos concelhos da área de influência do CHTS.

A primeira atividade desta iniciativa, realizada pelos enfermeiros do Serviço de Medicina Intensiva, teve lugar em Penafiel com um convívio que juntou 84 pessoas, entre profissionais, familiares e utentes. Este convívio teve como objetivo a partilha da experiência vivenciada pelos doentes e pelos seus familiares durante o período de internamento na Unidade de Cuidados Intensivos.

No Marco de Canaveses, a equipa de enfermagem do Serviço de Cirurgia esteve na Escola de Carreira, Avessadas e Rosém para uma aula sobre a importância da lavagem das mãos na prevenção da infeção.

O Jardim-Escola João de Deus, em Penafiel, recebeu a equipa de enfermagem da Urgência Pediátrica e os alunos, entre os 5 e os 7 anos de idade, aprenderam como agir em situação de emergência, nomeadamente reconhecer uma vítima em paragem cardiorrespiratória, ligar para o 112 e até praticar nos seus peluches e bonecos as manobras de Suporte Básico de Vida.

A equipa de enfermagem do Serviço de Ortopedia organizou, no Parque da Cidade de Paredes, uma caminhada com utentes submetidos a artroplastia. A bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, marcou presença na iniciativa.

Os enfermeiros da Unidade de Cirurgia de Ambulatório, com a colaboração de outros enfermeiros do CHTS, desenvolveram uma ação de apoio aos peregrinos na Escola Livre de Oliveira de Azeméis. A bastonária da Ordem dos Enfermeiros e o vereador da Câmara de Paredes estiveram também presentes na iniciativa.

Na Escola Secundária de Cinfães foi feita uma conferência sobre a prevenção e tratamento das infeções urinárias pelos enfermeiros do Serviço de Especialidades Cirúrgicas.

Em Paços de Ferreira, a equipa de enfermagem do Serviço de Urgência Geral realizou uma ação de sensibilização, aberta à comunidade em geral, sobre formas de atuação e prevenção de Doenças Cardiovasculares.

As equipas de enfermagem de Neonatologia e Pediatria foram à escola EB1 da Feira Nova, no Marco de Canaveses, falar sobre a profissão de enfermeiro. Enfermeiras e crianças interagiram e partilharam experiências e, com recurso à brincadeira, foram desmistificados medos e despertadas algumas curiosidades.

O Mercado Municipal de Amarante recebeu uma equipa de enfermagem do Hospital de Amarante que realizou rastreios à população para avaliação da diabetes e tensão arterial.

Enfermeiros de Cardiologia foram à Escola Secundária de Resende para uma ação de sensibilização sobre Síndrome Coronário Agudo.

Em Felgueiras, na Escola EB1 da Lixa, a equipa de enfermagem da Urgência Pediátrica realizou mais uma ação de Suporte Básico de Vida para crianças.

Em Baião, no Agrupamento de Escolas de Ovil, os alunos do secundário aprenderam Suporte Básico de Vida com os enfermeiros do Serviço de Urgência Geral.

A Escola Secundária de Castelo de Paiva recebeu a equipa de enfermagem de Obstetrícia e Ginecologia para uma palestra sobre “Sexualidade e Contraceção”.

Na Escola Secundária de Lousada, os enfermeiros do Serviço de Medicina Interna falaram sobre a Tuberculose, esclarecendo e desmistificando os vários aspetos relacionados com esta patologia.

Semana do Enfermeiro do CHTS 2018