Profissionais de saúde homenageados com a Medalha de Mérito Municipal

Ontem, 3 de março, dia da comemoração do 251º aniversário da cidade de Penafiel, a Câmara Municipal e a Assembleia Municipal decidiram homenagear diferentes personalidades que tiveram papel relevante na vida da comunidade. Entre essas homenagens, foram distinguidos os profissionais do CHTS.

Um momento que Carlos Alberto, presidente do Conselho de Administração do CHTS, considerou “marcante, em particular num período em que os profissionais do CHTS têm estado submetidos a um trabalho imenso, seja para tratar os doentes COVID, seja para tratar os doentes não COVID, sendo por isso muito justa a homenagem feita nesta data simbólica para Penafiel”.
A pandemia limitou as comemorações, mas a autarquia não deixou de assinalar a data em que a Penafiel foi elevada ao estatuto de Cidade
Este ano, as Medalhas de Mérito Municipais Douradas pretendiam, como referiu a autarquia, “homenagear os heróis dos nossos dias – os profissionais de saúde -, que estão, há um ano, na primeira linha na luta contra o COVID-19 e que tudo têm feito para salvar vidas. Com esta atribuição simbólica, o Município de Penafiel enaltece e agradece o trabalho e a bravura destes seres humanos demonstrada sempre, mas em especial, nestes tempos difíceis de pandemia”.

A diretora clínica do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, foi quem recebeu a medalha em nome do CHTS, “É um grande orgulho este reconhecimento a todos os profissionais de saúde. No último ano tivemos 2400 doentes COVID internados no centro hospitalar. Há um ano tivemos os primeiros casos. Na segunda fase fomos os mais assolados por um tsunami e chegámos a ter 235 doentes internados num dia. Nunca antes o sistema de saúde foi tão posto à prova na fraternidade e na gestão partilhada de camas”, afirmou Filipa Carneiro. “Houve uma integração de cuidados desde a Saúde Pública até aos Cuidados Primários. Houve um reinventar do hospital à medida que eram necessárias mais camas, nunca descurando os doentes não COVID. Com todo o esforço dos profissionais, que eram afectados nas suas vidas pessoais e familiares, chegámos a esta altura e conseguimos que o acesso aos cuidados, nomeadamente as consultas, se mantivesse com nove meses de atraso, no máximo, em todas as especialidades. Temos só 26 doentes internados com a patologia COVID”, concluiu.

Fátima Marques, coordenadora da Unidade de Saúde Pública do ACES Vale do Sousa Sul e Almiro Mateus, presidente do Conselho Clínico do ACES Vale do Sousa Sul foram os receptores das outras medalhas de mérito, que assim, agraciaram todos os ramos da Saúde do concelho envolvidos no combate à pandemia.

Homenagem aos Profissionais de Saúde Medalha de Mérito Municipal