Liga de Amigos do Hospital de Penafiel celebra 28.º aniversário

A Liga de Amigos do Hospital Padre Américo festejou, este sábado, o 28.º aniversário, numa cerimónia que, além da habitual imposição de insígnias, contou com uma homenagem ao médico Filipe Serralva, diretor do Serviço de Urgência do CHTS, que recebeu o “V” de ouro pela forma “abnegada como sempre se entrega aos outros”.


Na cerimónia, onde os estagiários receberam a sua primeira insígnia e foram também atribuídas distinções aos voluntários com cinco e 10 anos de actividade, José Ribeiro, enfermeiro-diretor do CHTS, destacou a “importante parceria” das ligas de amigos de Penafiel e Amarante com o CHTS e a sua relevância na “humanização da relação da instituição com os seus utentes”.

Em jeito de “pedido ao Pai Natal”, José Ribeiro aproveitou o momento para lançar mais um desafio de colaboração à Liga de Amigos e também à Câmara Municipal de Penafiel, representada na cerimónia pela vereadora Susana Oliveira, para avançar com a criação de um biblioteca itinerante que permita aos doentes internados terem acesso à leitura.
O enfermeiro diretor lembrou, ainda que, em 2020 “iremos disponibilizar rede wi-fi para utilização pelos utentes”.

Freire Soares, presidente da Liga de Amigos do Hospital de Penafiel, apelou a que “os valores eternos estejam sempre presentes na prática do voluntariado”. Se assumirmos esses valores, disse, “seremos sempre voluntários”.

Homenageado com o V (de voluntário) de ouro, Filipe Serralva, atual diretor do Serviço de Urgência do CHTS e o médico com mais horas de emergência pré-hospitalar em Portugal, seja ao serviço da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) ou no serviço de helitransporte do INEM, agradeceu ao centro hospitalar e à sua equipa por lhe “deixarem fazer” aquilo de que mais gosta. “Eu que gostava tanto de aventuras, de andar lá no alto, de andar sempre de um lado para o outro, descobri agora que aquilo de que mais gosto é de gostar das pessoas. Obrigado por me deixarem fazê-lo, obrigado por me ajudarem a fazê-lo”, disse.

28.º Aniversário Liga de Amigos do Hospital Padre Américo
Partilhar: