IV Curso Prático de Pé Diabético no CHTS

Decorreu, a 6 e 7 de junho, a 4.ª edição do Curso Prático de Pé Diabético, organizado pela equipa da Consulta Multidisciplinar do Pé Diabético do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS). A iniciativa, realizada no Hospital Padre Américo, em Penafiel, tem cariz teórico-prático e é acreditada e recomendada pela Sociedade Portuguesa de Cirurgia, sendo dirigida a profissionais de saúde.

Os problemas do pé são uma complicação comum da diabetes, resultando em importantes consequências médicas, sociais e económicas para os doentes, família e sociedade. São a principal causa de ocupação das camas hospitalares pelos diabéticos, consumindo uma quantidade importante de recursos de saúde e responsáveis por mais de 60% das amputações major dos membros inferiores.

Recorde-se que Maria de Jesus Dantas, cirurgiã do CHTS, responsável pela Consulta do Pé Diabético e pela direção do curso Prático de Pé Diabético, recebeu o ano passado o Prémio Bial Medicina Clínica pelo trabalho realizado nesta área.

IV Curso Prático de Pé Diabético no CHTS