II Jornadas de Endocrinologia e Diabetes do CHTS decorreram em Paredes

No dia em que se assinalou o Dia Mundial da Obesidade, 11 de outubro, o Serviço de Endocrinologia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) realizou, na Casa da Cultura de Paredes, as II Jornadas de Endocrinologia e Diabetes.

A iniciativa, que contou com a presença de Davide Carvalho, presidente da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e metabolismo, teve como principais objetivos a atualização de conhecimentos e discussão de temas relevantes na área da Endocrinologia e Diabetes de uma forma crítica, positiva e de interesse para todos os participantes.

Margarida Almeida, diretora do Serviço de Endocrinologia, agradeceu a presença de todos os intervenientes e salientou “o papel de aproximação entre o Centro Hospitalar e os Centros de Saúde que estas jornadas representam”.

“É uma área de extrema importância, há uma aposta na capacidade de alargar serviços para dar assistência à nossa população”, iniciou assim a sua intervenção, Carlos Alberto, presidente do Conselho de Administração.

“A Clínica do Pé Diabético, a colocação de Bombas de Insulina e, mais recentemente, o início do tratamento cirúrgico da obesidade, são exemplos de que o CHTS está no caminho que merece, no caminho que a nossa população precisa”, concluiu o presidente.

Filipa Carneiro, diretora clínica, destacou também a diferenciação de cuidados prestados pelo CHTS na área da Endocrinologia e Diabetes, saudando “a abrangência e transversalidade que é procurada nestes eventos”.

“6 em cada 10 crianças tem peso a mais”, lembrou José Ribeiro, enfermeiro diretor, a propósito do Dia Mundial da Obesidade.

“É necessário mudar estilos de vida e estas iniciativas, estes trabalhos, aumentam competências que ajudam pessoas através da correção destas anomalias que levam a estes problemas”, terminou José Ribeiro.

Além dos profissionais do CHTS, as jornadas contaram ainda com oradores dos Agrupamentos de Centros de Saúde do Vale do Sousa Sul e do Vale do Sousa Norte, Centro Hospitalar e Universitário de São João, Centro Hospitalar e Universitário do Porto, Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e Espinho, Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro e Unidade Local de Saúde do Alto Minho.

O programa foi composto por quatro mesas redondas que abordaram diversos temas relacionados com a Diabetes Mellitus, Dislipidemia, Patologia Tiroideia e Endocrinologia Geral.