Coronavírus – Medidas de prevenção

A infeção por coronavírus pode ser semelhante a uma gripe comum ou apresentar-se como doença mais grave, como pneumonia.

O vírus já se disseminou por vários países e milhares de pessoas foram infetadas. A principal via de transmissão é a respiratória através das gotículas emitidas pela tosse e espirros de doentes infetados. Pensa-se que indivíduos que não tenham quaisquer sintomas também possam transmitir o vírus, estimando-se um período de incubação de até 14 dias. O quadro clínico varia desde uma simples síndrome gripal até à pneumonia grave com desfecho fatal, em particular nos doentes com patologias crónicas respiratórias, cardíacas ou idade avançada.

Quais os sinais e sintomas?

As pessoas infetadas podem apresentar sinais e sintomas de infeção respiratória aguda como febre, tosse e dificuldade em respirar.
Em casos mais graves pode levar a pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos e eventual morte.

Para se proteger, é imperioso que sejam tomadas medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença:

• Cobrir a boca e o nariz ao espirrar ou tossir, com o braço ou antebraço, na ausência de um lenço;
• Usar um lenço de uso único para conter as secreções respiratórias e colocá-lo de seguida no lixo;
• Lavar as mãos com água e sabão, principalmente após o contacto com as secreções respiratórias e / ou gotículas;
• Após contacto das mãos com secreções ou gotículas deve evitar tocar nas superfícies de toque frequente, por exemplo portas, puxadores das portas, mesas, balcões, corrimãos antes de lavar as mãos;
• Evitar tocar nos olhos, nariz e boca;
• Evitar contacto próximo (inferior a 2 metros) com pessoas que estão doentes;

Se viajou para os locais afetados ou esteve em contato com algum portador da doença e apresenta queixas respiratórias/febre NÃO deve dirigir-se ao hospital ou ao centro de saúde. Deve contactar o SNS 24 que, caso necessário, enviará uma ambulância para o transportar a um hospital de referência para o tratamento desta doença.

É necessário usar máscara facial se estiver em público?

De acordo com a situação atual em Portugal, não está indicado o uso de máscara para proteção individual, exceto nas seguintes situações:

• Pessoas com sintomas de infeção respiratória (tosse ou espirro);
• Suspeitos de infeção por COVID-19;
• Pessoas que prestem cuidados a suspeitos de infeção por COVID-19.

Mais informação relacionada com o tema:

Urgências: Como obter informações

Resultados dos testes Covid 19

Ansiedade em tempos de isolamento

Mensagem do Presidente do Conselho de Administração à Comunidade

COVID-19:conheça as alterações na Consulta Externa

#EstamosON – Novo site com informações sobre o Covid-19

Serviços administrativos e de apoio com atendimento presencial suspenso

Dispensa de medicamentos em ambulatório

Isolamento: Mantenha o bem estar físico e psicológico

COVID-19: CHTS com novas medidas de contingência

Recomendações de Atividade Física em situação de Isolamento Social