Mais Saúde

A mãe, o bebé e as primeiras semanasA informação aqui publicada faz parte do projeto “A Mãe e o Bebé – As Primeiras Semanas”, um projeto comum dos Serviços de Pediatra, Obstetrícia e Ginecologia, Nutrição e da Unidade de Psicologia e que tem como destinatárias as grávidas que tencionam ter os seus bebés no CHTS.

Nas últimas semanas da gravidez, as futuras mães são convidadas a participar nestas sessões de esclarecimento, que são realizadas uma vez por mês no auditório do Hospital Padre Américo.

O objetivo principal das sessões é transmitir informações práticas de caráter preventivo sobre os cuidados de saúde que as ma~es devem ter consigo após o parto e sobre os cuidados que devem prestar aos seus bebés durante as primeiras semanas de vida.

O segundo objetivo é prestar esclarecimentos sobre as dúvidas que as futuras mães possam ter acerca destes temas.

No Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), o Curso Preparação destina-se às grávidas/casais a partir das 32 semanas de gestação.A gravidez é um dos momentos mais importantes na vida de um casal, repleto de alegrias e ansiedades, mas também de medos e muitas dúvidas, pelo que a preparação para o parto é muito importante.

 

No Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), o Curso de Preparação destina-se às grávidas/casais a partir das 32 semanas de gestação. É constituído por uma equipa de profissionais de saúde: Médico Obstetra, Enfermeiros Especialistas do Bloco de Partos, Nutricionista e Psicóloga.

As grávidas têm acesso ao curso, através de referenciação dos Cuidados de Saúde Primários, de Instituições Privadas, da Consulta Externa de Obstetrícia e do Diagnóstico Pré-natal.

O Curso engloba 6 sessões teórico-práticas, uma sessão de nutrição e uma sessão de psicologia. Decorre, no Hospital Padre Américo, aos sábados, em 2 grupos, 8h30 e 11h com a duração de duas horas. Às quintas-feiras, é das 17h30 às 19h30.

Tem como objetivos a promoção da educação para a saúde da grávida, feto/recém-nascido e família; capacitar os futuros pais durante a gravidez para a aquisição de conhecimentos e competências que os ajudem a prepararem-se para o nascimento e parentalidade; ensinar e desenvolver estratégias para a gestão da dor de trabalho de parto e parto, e promover a empatia com a equipa.

É efectuada uma visita à maternidade, desde a admissão da grávida no Serviço de Urgência, Bloco de Partos e internamento de Obstetrícia. Pretende-se familiarizar os casais com o local que selecionaram para o nascimento dos seus filhos.

O curso capacita a mulher/casal para a tomada de decisão informada e responsável proporcionando a possibilidade de expor as suas dúvidas, preocupações, expectativas e partilha de vivências.

Autoras: Manuela Garcês, Fátima Almeida, Filomena Pinto –  Enfermeiras Especialistas de Saúde Materna e Obstétrica do Bloco de Partos

Poderá interessar-lhe:

Obstetrícia: o que levar para o hospital no dia do parto?

A mãe, o bebé e as primeiras semanas

Crescer com Afetos – Projeto de apoio à parentalidade da Unidade de Neonatologia do CHTS