Liga de Amigos do Hospital Padre Américo

LIGAAMIGOSHPA

A Liga de Amigos do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa, é uma associação sem fins lucrativos, apolítica e inconfessional. A Liga atua com respeito, colaboração e apoio aos serviços do Hospital.

A Liga tem por objetivo o apoio aos utentes do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa.

Ao longo do tempo tem vindo a ser reforçada a interação com o Hospital, através de iniciativas que resultam de acordos e/ou protocolos com os órgãos de Gestão ou com outros órgãos, tais como:

  • Oferta de equipamento ao Hospital, tal como, cadeira de rodas e televisores para as salas de espera e enfermarias;
  • Em colaboração com o Serviço Social, surge um projeto designado de Espaço Solidário, através do qual se criou um banco de bens de primeira necessidade, tais como, bens alimentares não perecíveis, peças  de vestuário e produtos de higiene intima, de forma a satisfazer, no imediato, as necessidades dos doentes internados e com graves problemas económicos;
  • Também através do serviço Social, a Liga tem dado apoio a doentes carenciados que necessitem de resposta imediata ao nível de “ajudas técnicas” que comprometam o estado de saúde do doente (medicamentos, vacinas etc.).

É da responsabilidade da Direção da Liga de Amigos promover o poder de acompanhamento e supervisão da actividade do Voluntariado de forma a garantir a prossecução dos seus objectivos.

Ao longo destes 26 anos de existência, o corpo de voluntariado da Liga de Amigos do Hospital Padre Américo, tem cooperado com este Hospital, através da presença de cerca de 100 Voluntários distribuídos pelos diversos serviços do Hospital, que calorosamente dão um pouco de si, a todos aqueles que por motivos de saúde recorrem aos serviços do Hospital. São Homens e Mulheres que graciosamente disponibilizam algumas horas das suas vidas para amparar os doente.

Através da atividade do Corpo de Voluntariado é possível um acompanhamento efectivo e sistemático nos Serviços de Internamento, apoiando e auxiliando sempre que solicitado por parte dos profissionais, e doentes internados; a distribuição de pequenos-almoços (leite, café, bolachas, água, etc.) nos Serviços de Urgência, Consulta Externa, Consulta de Pé Diabético, Controlo de Sangue, Medicina Física e Reabilitação e Cirurgia de Ambulatório; o reforço e apoio aquando das altas dos doentes internados, com o acompanhamento e transporte dos doentes e a realização e comemoração de eventos tais como, a Visita Pascal, “Dia Mundial da Diabetes”, Festa de Natal dos Doentes, entre outros.

O Voluntário tem que ter disposição para oferecer, gratuitamente, o seu tempo disponível, as suas habilitações, o seu bom contacto humano e a sua boa vontade ajudando ao bem-estar do doente. Tem que estar disposto a, com bom senso e muito amor, ajudar cada doente a realizar-se, até ao fim, como pessoa na sua totalidade, respeitando inteiramente a sua dignidade, aceitando incondicionalmente o compromisso, num empenhamento total, e sem servilismo, de uma missão que é sempre um acto de amor e de doação pessoal, tendo sempre em atenção que o essencial é chegar ao doente, através dos vários serviços que tem que realizar.

Email: ligadeamigoshpa@chts.min-saude.pt