INFO COVID-19

O combate à Covid-19 assenta, essencialmente, na prevenção da infeção (Link). Desde cedo que o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) tomou medidas para prevenir o contágio, o que implicou alterar uma série de procedimentos nas mais diversas áreas. Consulte aqui essas medidas e saiba como proceder quando tiver necessidade de se dirigir aos nossos hospitais.

Posso visitar o meu familiar internado?

 

Conscientes das restrições decorrentes da COVID19, mas também da enorme importância das visitas em termos da humanização de cuidados, no sentido de salvaguardar a segurança e prevenir a transmissão da infeção, as visitas aos doentes internados, até nova alteração, passam a funcionar, a partir de 24 de maio de 2021, da seguinte forma:

  • Cada doente poderá ter uma (1) visita por dia, por um período máximo de 30 minutos, das 14 às 20h, e preferencialmente o cuidador informal identificado pelo doente e/ou família;
  • Excecionam-se situações: de fim de vida, nas quais poderá ser permitido um maior número de visitantes, embora sempre um de cada vez;
  • Nos casos aplicáveis, o doente mantém direito a um acompanhante (pais ou quem legalmente os substitua), 24 h/dia;
  • Nos casos aplicáveis, a parturiente mantém o direito a um acompanhante (por ela indicado), no horário já anteriormente aprovado;
  • As visitas serão controladas na entrada do serviço, pelo voluntário e/ou profissional de saúde, que dará as orientações necessárias, para utilização de desinfetante para a higienização das mãos e, nas situações em que o doente se encontra em quarto partilhado, só esteja presente um visitante de cada vez;
  • Para contacto com os profissionais de saúde (médico e/ou enfermeiro), serão em situações de exceção, devidamente agendados e no horário definido pelo serviço / profissional responsável pelo doente. Estes agendamentos serão efetuados em tempo útil e comunicados ao gabinete de relações públicas e segurança da portaria principal, para controlo de entradas;
  • Deverá ser assegurado pelos serviços que o visitante mantém a distância física com o doente, respeita a etiqueta respiratória, realiza adequadamente a higiene das mãos e utiliza corretamente a máscara cirúrgica, devendo esta ser substituída caso não esteja em condições ou caso o visitante se apresente com máscara social. O visitante será instruído antes da entrada no serviço;
  • O visitante não pode interagir com outros doentes ou visitantes, devendo informar imediatamente o serviço caso nas 48 horas seguintes desenvolva sintomas sugestivos de COVID-19, ou apresente resultado laboratorial positivo para SARS-CoV-2;
  • Os visitantes devem ser sempre instruídos antes da entrada no serviço e durante a visita, sobre os aspetos mencionados para salvaguardar a segurança e prevenir a transmissão da infeção;
  • No caso da área dedicada a doentes internados com COVID-19, não são permitidas visitas. Serão asseguradas outras formas de contacto com os familiares, com recurso à videochamada ou telefone do próprio, bem como contacto com os profissionais utilizando o número direto do serviço.

 

A minha mãe está internada no vosso hospital, como posso fazer para falar com ela por videochamada?

 

Contacte o secretariado do Serviço de Internamento para agendar com a equipa de enfermagem. Note que o serviço de videochamada não é possível em todos os internamentos.

Hospital Padre Américo

  • Ginecologia/Obstetrícia – 255 147 562
  • Medicina I – 255 147 565
  • Medicina II – 914 197 896
  • Medicina III – 255 147 563
  • Medicina IV – 255 147 567
  • Cirurgia – 255 147 566
  • Especialidades Cirúrgicas – 255 714 469
  • Ortopedia – 255 147 568
  • Cardiologia – 255 714 123

Hospital de São Gonçalo

  • Ala A – 914 203 381
  • Ala B – 914 200 819

 

Vou ser internado e tenho um smartphone/tablet para falar com os meus familiares, há WI-FI grátis no Hospital?

 

O CHTS disponibiliza aos utentes, no Hospital Padre Américo e no Hospital de São Gonçalo, rede Wi-Fi para acesso gratuito à internet. Basta aceder à rede “CHTS-Guest” e aceitar as regras e condições, sem necessidade de registo.

Posso fazer um teste de despistagem da COVID-19 nos vossos hospitais?

 

No Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) só poderá realizar o teste à COVID-19 se referenciado pela linha SNS 24 ou pelo seu Centro de Saúde.

 

Fiz um teste à COVID-19 e gostaria de saber como sou informado dos resultados?

 

Os utentes da área de abrangência do CHTS submetidos ao teste de despistagem de Covid-19, devem observar os seguintes procedimentos:

  • O resultado do teste à COVID-19 poderá demorar até 2 dias úteis após a colheita.
  • A responsabilidade da comunicação dos resultados aos utentes (em ambulatório) é da Unidade de Saúde Primária da área de residência, de acordo com a norma da Direção-Geral da saúde (DGS) nº004/2020 (Link).
  • Para sua comodidade, o CHTS disponibilizou um serviço de comunicação de resultados dos testes Covid-19 efetuados nos Serviços de Urgência do CHTS (inclui Hospital Padre Américo e Hospital de São Gonçalo) via SMS.
  • Por favor, atualize o contacto telefónico para onde pretende ser notificado do resultado, preferencialmente na Unidade de Saúde Primária da sua área de residência ou nos serviços administrativos da admissão do Serviço de Urgência do CHTS. Sem este procedimento, não nos será possível enviar o resultado pretendido.
  • O resultado será comunicado por mensagem escrita nos 2 dias úteis após a colheita.
  • Se não lhe for comunicado o resultado até 2 dias úteis depois da colheita, poderá, ao 3º dia útil, enviar email para grupo.linha.covid19@chts.min-saude.pt ou ligar para 914201543, de 2ª a 6ª feira das 9h00 às 16h00, para obter o resultado.

Alerta-se para o facto deste serviço de apoio telefónico e por email não funcionar aos fins de semana e feriados.

Por forma a não congestionar, ainda mais, as linhas telefónicas e a não sobrecarregar os profissionais, pede-se que estes prazos sejam cumpridos.

Os utentes a quem é diagnosticada a doença e a quem é recomendado o isolamento social em casa, deixando, por isso, de poder trabalhar, devem solicitar as declarações/atestados junto das unidades de Saúde Pública da sua área de residência:

ACES Tâmega II – VALE DO SOUSA SUL
Coordenadora – Fátima Marques (Dr.ª)
TEL: +351 255 777 960 – FAX: +351 220 419 861
Email: usp.paredes@arsnorte.min-saude.pt
Centros de saúde de Penafiel, Paredes, Castelo de Paiva

ACES Tâmega III – Vale do Sousa Norte
Coordenador – Fernando António Figueiredo Borges Diniz (Dr.)
Telefone Geral – 255 872 901
Email: usp.valesousanorte@arsnorte.min-saude.pt
Centros de saúde de Paços de Ferreira, Lousada, Felgueiras

ACES Tâmega I – Baixo Tâmega
Coordenadora – Ana Júlia Gouveia Vieira de Sousa Ferreira (Dr.ª)
Telefone Geral – 255539674
Email: usp.baixotamega@arsnorte.min-saude.pt
Centros de saúde de Amarante, Celorico de Basto Cinfães, Marco de Canaveses, Baião, Resende

Estou grávida, o pai pode assistir ao parto?

 

Sim, poderá ter um acompanhante durante o trabalho de parto e o acompanhante escolhido será o mesmo que poderá visitá-la no internamento, diariamente, das 11h às 20h.

O mesmo se aplica no caso de abortamento ou Interrupção Médica da Gravidez.

Nas situações de indução de trabalho de parto, o acompanhante poderá ficar até às 22h00.

O acompanhante deverá ter teste Covid negativo realizado nas 72 horas anteriores ao internamento.

Aquando do internamento, a mulher deverá definir quem será o acompanhante no trabalho de parto e visita no Puerpério ou Alto Risco.

 

Estou grávida e vou fazer uma ecografia, posso levar acompanhante?

 

Atendendo ao contexto de gravidez e início de desconfinamento, a partir de 15 de março, as grávidas podem ter um acompanhante na realização da ecografia, bem como nas consultas pré-natais.

 

Estou internada por gravidez de risco, posso ter visitas?

 

As grávidas com gravidez de risco têm direito à visita diária do acompanhante, das 11h00 às 20h00.

 

Vou ser mãe, posso ter um acompanhante no internamento de Obstetrícia?

 

Sim, o acompanhante deverá ser o mesmo que assistiu ao parto, podendo visitá-la no internamento, diariamente, das 11 às 20h.

Quando não houver condições de segurança para acolher o acompanhante, poderão ser consideradas medidas excepcionais de restrição de acompanhantes.

Como posso registar o meu bebé?

 

Neste momento, devido à pandemia COVID-19, os balcões Nascer Cidadão nas maternidades estão temporariamente encerrados. O registo de nascimento pode ser feito online (Link) ou presencialmente, mas só mediante pré-agendamento num serviço de Registo.

 

Estou a ser seguida no Hospital e tenho algumas dúvidas sobre a Covid-19 e a gravidez, podem ajudar-me?

 

O Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) elaborou um folheto onde se pretende responder às dúvidas das mulheres grávidas relativamente à Covid-19, aos cuidados a ter e à eventualidade de estarem ou virem a ficar infetadas durante a gravidez. Pode consultar informação no nosso site aqui (Link)!

Poderá ainda, em caso de dúvidas relativas à Covid-19 e gravidez, contactar o Serviço de Obstetrícia, das 09h às 13h, através dos números: 919 841 181 ou 912 027 093.

 

Tive alta do Serviço de Obstetrícia e vou para casa com o meu bebé, em caso de dúvidas ou receios, posso contactar a equipa de enfermagem?

 

Sim, através do Barrigas e Rebentos (Link), um projeto da equipa de enfermagem do Serviço de Obstetrícia que pretende apoiar e acompanhar o casal e o bebé mesmo após a alta.

Ainda que suspensas as sessões presenciais, também poderá consultar, no nosso site, a informação do A Mãe e o Bebé – As Primeiras Semanas (Link), um projeto colaborativo dos Serviços de Pediatra, de Obstetrícia e Ginecologia, de Nutrição e de Psicologia que tem como destinatárias as grávidas seguidas no CHTS.

Os doentes podem ter acompanhante no Serviço de Urgência?

 

No âmbito do plano de contingência para a Covid-19 e como medida de proteção de todos os utentes, está em vigor no Serviço de Urgência a restrição ao acompanhamento de doentes.

 

Como posso obter informações sobre um familiar que está no Serviço de Urgência?

 

Aconselha-se a que os acompanhantes não permaneçam no Serviço de Urgência, nem mesmo nas salas de acompanhantes, podendo obter informações através dos seguintes números, que devem ser utilizados só para este fim:

  • 914 210 505 e 255 714 435 (Hospital Padre Américo)
  • 914 202 339 e 255 410 515 (Hospital de São Gonçalo)
  • ou através da app MyCHTS, que é gratuita e pode ser descarregada na App Store (Link) e no Google Play (Link)

As consultas externas são em regime de teleconsulta ou são presenciais?

 

 

Sempre que possível, o CHTS aposta, nesta altura, na teleconsulta. De qualquer forma, temos já um maior número de consultas presenciais, que são definidas caso a caso pelo médico responsável. Se foi convocado para uma consulta e, não for entretanto contactado para uma teleconsulta, é porque será feita presencialmente.

Se as consultas e exames forem cancelados os utentes serão contactados.
Deverá respeitar o horário indicado na convocatória para evitar aglomerados de pessoas.

 

Tenho análises ao sangue marcadas, mas a consulta na qual deveria apresentar os resultados dessas análises foi desmarcada. Devo fazê-las na mesma?

 

Se a consulta foi desmarcada, quando tiver nova data de consulta, contacte o Patologia Clínica (255 714 089) e a colheita é remarcada.

 

Como posso ter acesso à data e hora da marcação das minhas consultas ou exames?

 

Pode consultar as suas marcações de consultas e exames através da app MyCHTS, que é gratuita e pode ser descarregada na App Store (Link) e no Google Play (Link).

Também poderá enviar um email para linhautente@chts.min-saude.pt.

 

Como posso desmarcar/remarcar a minha consulta ou exames?

 

Pode fazer o pedido de desmarcação ou remarcação de consulta através do email linhautente@chts.min-saude.pt.

 

Recebi uma convocatória de consulta para um sábado, não há engano?

 

Não estranhe se receber uma convocatória para consulta ao sábado, a sua consulta está mesmo agendada. Há várias especialidades com atividade de consulta externa ao sábado.

Sou mãe e o meu filho está internado, posso estar com ele?

 

As crianças internadas em Pediatria podem ser acompanhadas 24 horas pela mãe.

 

Como funciona o regime de visitas na Neonatologia?

 

Na atual situação de pandemia, é conveniente que, diariamente, o bebé tenha a visita apenas de uma pessoa, de preferência, a mãe.

Todos os acompanhantes terão que ter teste Covid negativo efetuado nas 72 horas anteriores. Em internamentos prolongados, os acompanhantes serão testados a cada sete dias.

Só são permitidas visitas do pai ou da mãe, sendo que, na unidade, só poderá permanecer um deles.

O horário de visita é das 9h30 às 19h30.e a visita deverá ser contínua, não se permitindo trocas.

As mães que estiverem a amamentar poderão ter condições de exceção de acordo com as possibilidades do serviço.

A presença em simultâneo de dois acompanhantes para o mesmo recém-nascido estará condicionada à lotação da unidade.

As informações clínicas serão prestadas, preferencialmente, entre as 11h00 e as as 12h30, pelo médico responsável pelo bebé.

 

E no Internamento de Pediatria, o pai pode fazer visita?

 

Não. No internamento de Pediatria estão suspensas todas as visitas, mas a mãe permanece as 24 horas.

 

O meu bebé vai ter alta da Neonatologia e vai para casa, em caso de dúvidas ou receios, posso contactar a equipa da Neonatologia?

 

Sim, através do Crescer com Afetos (Link), um projeto de apoio à parentalidade que envolve uma equipa multidisciplinar.

Necessito de um relatório clínico, como posso solicitá-lo?

 

O formulário está disponível no nosso site aqui (Link) e pode ser enviado por email para dirtecnica@chts.min-saude.pt ou por correio para CENTRO HOSPITALAR DO TÂMEGA E SOUSA, E.P.E., Avenida do Hospital Padre Américo, n.º 210, 4560-136 Guilhufe – Penafiel.

Preciso de ajuda do Serviço Social, posso dirigir-me lá?

 

O atendimento presencial será feito apenas em situações urgentes, das 08h00 às 20h00. Para marcar atendimento deverá ligar para o número 255 714 143 ou enviar email para sscocial@chts.min-saude.pt.

 

Preciso de levantar medicação na Farmácia Hospitalar, posso ir ao Hospital normalmente?

 

Os Serviços Farmacêuticos do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa (CHTS) continuam a funcionar e a manter a dispensa de medicamentos em ambulatório hospitalar.

De forma a garantir o acesso aos seus medicamentos em segurança, os utentes da Farmácia de Ambulatório devem observar as seguintes medidas:

  1. Sempre que possível, deve proceder ao agendamento/marcação do levantamento dos seu tratamento até às 12h da véspera do dia em que pretende fazer o levantamento;
  2. Caso não tenha feito agendamento, pode deslocar-se à farmácia como tem feito até à data;
  3. Pode efetuar o agendamento via telefone ou correio eletrónico, identificando o seu n.º processo ou n.º SNS e nome completo; ou através do preenchimento deste formulário online
  4. Após o envio do email deve aguardar a nossa confirmação;
  5. Na impossibilidade de vir pessoalmente levantar os seus medicamentos, os mesmos podem ser levantados por um familiar e/ou amigo e/ou cuidador, devidamente identificado e autorizado;
  6. Existe a possibilidade de entregarmos os seus medicamentos na farmácia de oficina mais perto da sua área de residência, ou no seu domicílio, devendo, para o efeito, fazer este pedido por email ou telefone;
  7. No caso de preferir que os seus medicamentos sejam entregues no seu domicílio, terá que assinar um termo de responsabilidade, que lhe iremos enviar assim que recebermos o seu pedido que pode ser feito através do preenchimento deste formulário online.

O horário de atendimento no qual poderá vir levantar o seu medicamento mantém-se de 2.ª a 6.ª feira das 8h30 às 17h30.

Deve trazer a sua caneta consigo e, no caso de vir levantar medicamentos com necessidade de conservação no frio, deve trazer OBRIGATORIAMENTE o seu saco de transporte e o acumulador de gelo.

Contactos Serviços Farmacêuticos
Telefone: 914207813
Email: farmaceuticos@chts.min-saude.pt

Tenho um familiar internado no vosso hospital, como posso obter informações sobre o seu estado de saúde?

 

O acompanhante registado deve contactar o secretariado do respetivo Serviço de Internamento, solicitando informação clínica. Oportunamente, o médico contactará o acompanhante para prestar informações.

Hospital Padre Américo

 

  • Ginecologia/Obstetrícia – 255 147 562
  • Medicina I – 255 147 565
  • Medicina II – 914 197 896
  • Medicina III – 255 147 563
  • Medicina IV – 255 147 567
  • Cirurgia – 255 147 566
  • Especialidades Cirúrgicas – 255 714 469
  • Ortopedia – 255 147 568
  • Cardiologia – 255 714 123

Hospital de São Gonçalo

 

  • Medicina Ala A – 914 203 381
  • Medicina Ala B – 914 200 819

Gostaria de apresentar uma reclamação, como posso fazê-lo?

 

Se pretende fazer uma reclamação ou apresentar uma exposição, ou um elogio, poderá dirigir-se à Unidade de Apoio ao Cidadão, que funciona com atendimento presencial entre as 10h e as 12h e das 14h às 16h.

Poderá fazê-lo, igualmente, por email, para gabinetecidadao@chts.min-saude.pt ou através do correio, para a morada CENTRO HOSPITALAR DO TÂMEGA E SOUSA, E.P.E, Avenida do Hospital Padre Américo, Nº 210, 4560-136 Guilhufe – Penafiel

Tenho de pagar umas taxas moderadoras, como posso fazê-lo?

 

Pode proceder ao pagamento das taxas moderadoras na Consulta Externa, entre as 08h e as 20h.

Tenho necessidade de entregar/consultar documentos relacionados com o meu seguro e/ou outro subsistema de saúde, onde devo dirigir-me?

 

A entrega de documentos para regularização de pagamentos de assistência hospitalar com recurso a seguradoras e outros subsistemas de saúde pode ser feito junto do Serviço de Faturação, das 09h às 12H30 e das 14h às 17h30.

Contactos Serviço de Faturação

E-mail: facturacao@chts.min-saude.pt
Telefone: 255 714 561
Fax: 255 714 216

Gostaria de fazer um donativo ao CHTS, para ajudar na aquisição de equipamentos e/ou materiais necessários ao combate à Covid-19, como devo proceder?

 

O CHTS tem uma conta própria para donativos, criada, exatamente, para dar resposta às pessoas e instituições que queiram contribuir para reforçar a nossa capacidade de resposta.

Dados da conta:

Organismo: CHTS CENTRO HOSPITALAR DO T MEGA E SOUSA, EPE
Nº Conta: 1120015287 Moeda de Denominação: EUR
NIB: 078101120112001528766
IBAN: PT50078101120112001528766
BIC: IGCPPTPL
Descrição da Conta: Donativos COVID 19

Se precisar de mais informações, pode contactar-nos através do email: donativoschts@chts.min-saude.pt

 

Posso dirigir-me ao Serviço Jurídico/Contencioso?

 

Será feito atendimento presencial mediante marcação através dos seguintes contactos:

Telefone – 255 714 049
email – contencioso@chts.min-saude.pt