INFO COVID-19

O combate à Covid-19 assenta, essencialmente, na prevenção da infeção (Link). Desde cedo que o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) tomou medidas para prevenir o contágio, o que implicou alterar uma série de procedimentos nas mais diversas áreas. Consulte aqui essas medidas e saiba como proceder quando tiver necessidade de se dirigir aos nossos hospitais.

Posso visitar o meu familiar internado?

 

Atualmente, devido à pandemia COVID-19, estão suspensas as visitas nas duas unidades do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS).

A minha mãe está internada no vosso hospital, como posso fazer para falar com ela por videochamada?

 

Contacte o secretariado do Serviço de Internamento para agendar com a equipa de enfermagem. Note que o serviço de videochamada não é possível em todos os internamentos.

Hospital Padre Américo

  • Ginecologia/Obstetrícia – 255 147 562
  • Medicina I – 255 147 565
  • Medicina II – 914 197 896
  • Medicina III – 255 147 563
  • Medicina IV – 255 147 567
  • Cirurgia – 255 147 566
  • Especialidades Cirúrgicas – 255 714 469
  • Ortopedia – 255 147 568
  • Cardiologia – 255 714 123

Hospital de São Gonçalo

  • Ala A – 914 203 381
  • Ala B – 914 200 819

 

Vou ser internado e tenho um smartphone/tablet para falar com os meus familiares, há WI-FI grátis no Hospital?

 

O CHTS disponibiliza aos utentes, no Hospital Padre Américo e no Hospital de São Gonçalo, rede Wi-Fi para acesso gratuito à internet. Basta aceder à rede “CHTS-Guest” e aceitar as regras e condições, sem necessidade de registo.

 

Como está suspensa a entrada de visitas e acompanhantes, como posso entregar uma muda de roupa ao meu familiar internado?

 

Deve dirigir-se ao Posto de Informações/Visitas, das 09 às 13h, de segunda à sexta, onde lhe vão ser dadas todas as indicações para a entrega de roupa ao seu familiar.

Posso fazer um teste de despistagem da COVID-19 nos vossos hospitais?

 

No Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) só poderá realizar o teste à COVID-19 se referenciado pela linha SNS 24 ou pelo seu Centro de Saúde.

 

Fiz um teste à COVID-19 e gostaria de saber como sou informado dos resultados?

 

Os utentes da área de abrangência do CHTS submetidos ao teste de despistagem de Covid-19, devem observar os seguintes procedimentos:

  • O resultado do teste à COVID-19 poderá demorar até 2 dias úteis após a colheita.
  • A responsabilidade da comunicação dos resultados aos utentes (em ambulatório) é da Unidade de Saúde Primária da área de residência, de acordo com a norma da Direção-Geral da saúde (DGS) nº004/2020 (Link).
  • Para sua comodidade, o CHTS disponibilizou um serviço de comunicação de resultados dos testes Covid-19 efetuados nos Serviços de Urgência do CHTS (inclui Hospital Padre Américo e Hospital de São Gonçalo) via SMS.
  • Por favor, atualize o contacto telefónico para onde pretende ser notificado do resultado, preferencialmente na Unidade de Saúde Primária da sua área de residência ou nos serviços administrativos da admissão do Serviço de Urgência do CHTS. Sem este procedimento, não nos será possível enviar o resultado pretendido.
  • O resultado será comunicado por mensagem escrita nos 2 dias úteis após a colheita.
  • Se não lhe for comunicado o resultado até 2 dias úteis depois da colheita, poderá, ao 3º dia útil, enviar email para grupo.linha.covid19@chts.min-saude.pt ou ligar para 914201543, de 2ª a 6ª feira das 9h00 às 16h00, para obter o resultado.

Alerta-se para o facto deste serviço de apoio telefónico e por email não funcionar aos fins de semana e feriados.

Por forma a não congestionar, ainda mais, as linhas telefónicas e a não sobrecarregar os profissionais, pede-se que estes prazos sejam cumpridos.

Os utentes a quem é diagnosticada a doença e a quem é recomendado o isolamento social em casa, deixando, por isso, de poder trabalhar, devem solicitar as declarações/atestados junto das unidades de Saúde Pública da sua área de residência:

ACES Tâmega II – VALE DO SOUSA SUL
Coordenadora – Fátima Marques (Dr.ª)
TEL: +351 255 777 960 – FAX: +351 220 419 861
Email: usp.paredes@arsnorte.min-saude.pt
Centros de saúde de Penafiel, Paredes, Castelo de Paiva

ACES Tâmega III – Vale do Sousa Norte
Coordenador – Fernando António Figueiredo Borges Diniz (Dr.)
Telefone Geral – 255 872 901
Email: usp.valesousanorte@arsnorte.min-saude.pt
Centros de saúde de Paços de Ferreira, Lousada, Felgueiras

ACES Tâmega I – Baixo Tâmega
Coordenadora – Ana Júlia Gouveia Vieira de Sousa Ferreira (Dr.ª)
Telefone Geral – 255539674
Email: usp.baixotamega@arsnorte.min-saude.pt
Centros de saúde de Amarante, Celorico de Basto Cinfães, Marco de Canaveses, Baião, Resende

Estou grávida, o pai pode assistir ao parto?

 

Sim, poderá ter um acompanhante durante o trabalho de parto e o acompanhante escolhido será o mesmo que poderá visitá-la no internamento, diariamente, das 11h às 13h.

 

Estou grávida e vou fazer uma ecografia, posso levar acompanhante?

 

Atualmente, não é possível a entrada de acompanhante para a realização de ecografias.

 

Estou internada por gravidez de risco, posso ter visitas?

 

As grávidas com gravidez de risco, internadas no piso 6, podem receber uma visita diária das 11 às 12h.

 

Vou ser mãe, posso ter um acompanhante no internamento de Obstetrícia?

 

Sim, o acompanhante deverá ser o mesmo que assistiu ao parto, podendo visitá-la no internamento, diariamente, das 11h às 13h.

 

Como posso registar o meu bebé?

 

Neste momento, devido à pandemia COVID-19, os balcões Nascer Cidadão nas maternidades estão temporariamente encerrados. O registo de nascimento pode ser feito online (Link) ou presencialmente, mas só mediante pré-agendamento num serviço de Registo.

 

Estou a ser seguida no Hospital e tenho algumas dúvidas sobre a Covid-19 e a gravidez, podem ajudar-me?

 

O Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) elaborou um folheto onde se pretende responder às dúvidas das mulheres grávidas relativamente à Covid-19, aos cuidados a ter e à eventualidade de estarem ou virem a ficar infetadas durante a gravidez. Pode consultar informação no nosso site aqui (Link)!

Poderá ainda, em caso de dúvidas relativas à Covid-19 e gravidez, contactar o Serviço de Obstetrícia, das 09h às 13h, através dos números: 919 841 181 ou 912 027 093.

 

Tive alta do Serviço de Obstetrícia e vou para casa com o meu bebé, em caso de dúvidas ou receios, posso contactar a equipa de enfermagem?

 

Sim, através do Barrigas e Rebentos (Link), um projeto da equipa de enfermagem do Serviço de Obstetrícia que pretende apoiar e acompanhar o casal e o bebé mesmo após a alta.

Ainda que suspensas as sessões presenciais, também poderá consultar, no nosso site, a informação do A Mãe e o Bebé – As Primeiras Semanas (Link), um projeto colaborativo dos Serviços de Pediatra, de Obstetrícia e Ginecologia, de Nutrição e de Psicologia que tem como destinatárias as grávidas seguidas no CHTS.

Os doentes podem ter acompanhante no Serviço de Urgência?

 

No âmbito do plano de contingência para a Covid-19 e como medida de proteção de todos os utentes, está em vigor no Serviço de Urgência a restrição ao acompanhamento de doentes.

 

Como posso obter informações sobre um familiar que está no Serviço de Urgência?

 

Aconselha-se a que os acompanhantes não permaneçam no Serviço de Urgência, nem mesmo nas salas de acompanhantes, podendo obter informações através dos seguintes números, que devem ser utilizados só para este fim:

  • 914 210 505 e 255 714 435 (Hospital Padre Américo)
  • 914 202 339 e 255 410 515 (Hospital de São Gonçalo)
  • ou através da app MyCHTS, que é gratuita e pode ser descarregada na App Store (Link) e no Google Play (Link)

As consultas externas são em regime de teleconsulta ou são presenciais?

 

 

Sempre que possível, o CHTS aposta, nesta altura, na teleconsulta. De qualquer forma, temos já um maior número de consultas presenciais, que são definidas caso a caso pelo médico responsável. Se foi convocado para uma consulta e, não for entretanto contactado para uma teleconsulta, é porque será feita presencialmente.

Se as consultas e exames forem cancelados os utentes serão contactados.
Deverá respeitar o horário indicado na convocatória para evitar aglomerados de pessoas.

 

Tenho análises ao sangue marcadas, mas a consulta na qual deveria apresentar os resultados dessas análises foi desmarcada. Devo fazê-las na mesma?

 

Se a consulta foi desmarcada, quando tiver nova data de consulta, contacte o Patologia Clínica (255 714 089) e a colheita é remarcada.

 

Como posso ter acesso à data e hora da marcação das minhas consultas ou exames?

 

Pode consultar as suas marcações de consultas e exames através da app MyCHTS, que é gratuita e pode ser descarregada na App Store (Link) e no Google Play (Link).

Também poderá enviar um email para linhautente@chts.min-saude.pt.

 

Como posso desmarcar/remarcar a minha consulta ou exames?

 

Pode fazer o pedido de desmarcação ou remarcação de consulta através do email linhautente@chts.min-saude.pt.

 

Recebi uma convocatória de consulta para um sábado, não há engano?

 

Não estranhe se receber uma convocatória para consulta ao sábado, a sua consulta está mesmo agendada. Há várias especialidades com atividade de consulta externa ao sábado.

Sou mãe e meu filho está internado, posso estar com ele?

 

As crianças internadas em Pediatria ou Neonatologia podem ser acompanhadas 24 horas pela mãe.

 

Sou pai e o meu filho está internado na Neonatologia, posso vê-lo?

 

Sim, o pai pode visitar o filho na neonatologia entre as 09h e as 20h.

 

E no Internamento de Pediatria, o pai pode fazer visita?

 

Não. No internamento de Pediatria estão suspensas todas as visitas, mas mãe permanece as 24 horas.

 

O meu bebé vai ter alta da Neonatologia e vai casa, em caso de dúvidas ou receios, posso contactar a equipa da Neonatologia?

 

Sim, através do Crescer com Afetos (Link), um projeto de apoio à parentalidade que envolve uma equipa multidisciplinar.

Necessito de um relatório clínico, como posso solicitá-lo?

 

O formulário está disponível no nosso site aqui (Link) e pode ser enviado por email para dirtecnica@chts.min-saude.pt ou por correio para CENTRO HOSPITALAR DO TÂMEGA E SOUSA, E.P.E., Avenida do Hospital Padre Américo, n.º 210, 4560-136 Guilhufe – Penafiel.

Preciso de ajuda do Serviço Social, posso dirigir-me lá?

 

O atendimento presencial será feito apenas em situações urgentes, das 08h00 às 20h00. Para marcar atendimento deverá ligar para o número 255 714 143 ou enviar email para sscocial@chts.min-saude.pt.

 

Preciso de levantar medicação na Farmácia Hospitalar, posso ir ao Hospital normalmente?

 

Os Serviços Farmacêuticos do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa (CHTS) continuam a funcionar e a manter a dispensa de medicamentos em ambulatório hospitalar.

De forma a garantir o acesso aos seus medicamentos em segurança, os utentes da Farmácia de Ambulatório devem observar as seguintes medidas:

  1. Sempre que possível, deve proceder ao agendamento/marcação do levantamento dos seu tratamento até às 12h da véspera do dia em que pretende fazer o levantamento;
  2. Caso não tenha feito agendamento, pode deslocar-se à farmácia como tem feito até à data;
  3. Pode efetuar o agendamento via telefone ou correio eletrónico, identificando o seu n.º processo ou n.º SNS e nome completo; ou através do preenchimento deste formulário online
  4. Após o envio do email deve aguardar a nossa confirmação;
  5. Na impossibilidade de vir pessoalmente levantar os seus medicamentos, os mesmos podem ser levantados por um familiar e/ou amigo e/ou cuidador, devidamente identificado e autorizado;
  6. Existe a possibilidade de entregarmos os seus medicamentos na farmácia de oficina mais perto da sua área de residência, ou no seu domicílio, devendo, para o efeito, fazer este pedido por email ou telefone;
  7. No caso de preferir que os seus medicamentos sejam entregues no seu domicílio, terá que assinar um termo de responsabilidade, que lhe iremos enviar assim que recebermos o seu pedido que pode ser feito através do preenchimento deste formulário online.

O horário de atendimento no qual poderá vir levantar o seu medicamento mantém-se de 2.ª a 6.ª feira das 8h30 às 17h30.

Deve trazer a sua caneta consigo e, no caso de vir levantar medicamentos com necessidade de conservação no frio, deve trazer OBRIGATORIAMENTE o seu saco de transporte e o acumulador de gelo.

Contactos Serviços Farmacêuticos
Telefone: 914207813
Email: farmaceuticos@chts.min-saude.pt

Tenho um familiar internado no vosso hospital, como posso obter informações sobre o seu estado de saúde?

 

O acompanhante registado deve contactar o secretariado do respetivo Serviço de Internamento, solicitando informação clínica. Oportunamente, o médico contactará o acompanhante para prestar informações.

Hospital Padre Américo

 

  • Ginecologia/Obstetrícia – 255 147 562
  • Medicina I – 255 147 565
  • Medicina II – 914 197 896
  • Medicina III – 255 147 563
  • Medicina IV – 255 147 567
  • Cirurgia – 255 147 566
  • Especialidades Cirúrgicas – 255 714 469
  • Ortopedia – 255 147 568
  • Cardiologia – 255 714 123

Hospital de São Gonçalo

 

  • Medicina Ala A – 914 203 381
  • Medicina Ala B – 914 200 819

Gostaria de apresentar uma reclamação, como posso fazê-lo?

 

Se pretende fazer uma reclamação ou apresentar uma exposição, ou um elogio, poderá dirigir-se à Unidade de Apoio ao Cidadão, que funciona com atendimento presencial entre as 10h e as 12h e das 14h às 16h.

Poderá fazê-lo, igualmente, por email, para gabinetecidadao@chts.min-saude.pt ou através do correio, para a morada CENTRO HOSPITALAR DO TÂMEGA E SOUSA, E.P.E, Avenida do Hospital Padre Américo, Nº 210, 4560-136 Guilhufe – Penafiel

Tenho de pagar umas taxas moderadoras, como posso fazê-lo?

 

Pode proceder ao pagamento das taxas moderadoras na Consulta Externa, entre as 08h e as 20h.

Tenho necessidade de entregar/consultar documentos relacionados com o meu seguro e/ou outro subsistema de saúde, onde devo dirigir-me?

 

A entrega de documentos para regularização de pagamentos de assistência hospitalar com recurso a seguradoras e outros subsistemas de saúde pode ser feito junto do Serviço de Faturação, das 09h às 12H30 e das 14h às 17h30.

Contactos Serviço de Faturação

E-mail: facturacao@chts.min-saude.pt
Telefone: 255 714 561
Fax: 255 714 216

Gostaria de fazer um donativo ao CHTS, para ajudar na aquisição de equipamentos e/ou materiais necessários ao combate à Covid-19, como devo proceder?

 

O CHTS tem uma conta própria para donativos, criada, exatamente, para dar resposta às pessoas e instituições que queiram contribuir para reforçar a nossa capacidade de resposta.

Dados da conta:

Organismo: CHTS CENTRO HOSPITALAR DO T MEGA E SOUSA, EPE
Nº Conta: 1120015287 Moeda de Denominação: EUR
NIB: 078101120112001528766
IBAN: PT50078101120112001528766
BIC: IGCPPTPL
Descrição da Conta: Donativos COVID 19

Se precisar de mais informações, pode contactar-nos através do email: donativoschts@chts.min-saude.pt

 

Posso dirigir-me ao Serviço Jurídico/Contencioso?

 

Será feito atendimento presencial mediante marcação através dos seguintes contactos:

Telefone – 255 714 049
email – contencioso@chts.min-saude.pt