Consultas Externas | informações de acesso

Consultas Externas | informações de acesso

O Serviço de Consulta Externa do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), Hospital Padre Américo e Hospital de Amarante, funciona de 2ª a 6ª feira, das 08h00 às 20h00, de acordo com o agendamento das consultas.

Marcação de consultas

  • No Centro de Saúde, através de P1 enviado informaticamente pelo médico de família para o CHTS;
  • No CHTS, através dos serviços da Consulta Externa ou referenciação direta pelo Serviço de Urgência.

Primeira consulta

As primeiras consultas de uma especialidade são marcadas na sequência de um pedido feito via eletrónica pelo médico do Centro de Saúde. Este pedido (P1) deve ser acompanhado de um relatório clínico esclarecedor e com a identificação e endereço completos do utente. Depois de receber esse pedido, cabe ao CHTS fazer a respetiva marcação da consulta e convocatória do utente via postal ou por telefone.

Consultas subsequentes

Após a primeira consulta, o médico assistente procede à marcação das sucessivas consultas de acordo com os critérios clínicos.

O médico assistente ou o secretariado da Consulta Externa podem informar de imediato o utente da data da nova consulta. Na impossibilidade de marcação imediata, é posteriormente enviada a convocatória de consulta para a morada constante da ficha de identificação do utente.

O que deve trazer para a consulta

  • Cartão de Cidadão;
  • Convocatória da marcação da consulta ou mensagem de telemóvel;
  • Medicamentos que está a tomar e exames realizados.

Desmarcação/remarcação de consultas

Sempre que pretenda desmarcar/remarcar uma consulta, contacte o CHTS com a maior antecedência possível para que seja possível preencher a vaga com outro utente que se encontre em Lista de Espera.

A desmarcação/remarcação de consultas pode ser feita pelos seguintes meios: