Conselho de Administração

Conselho de Administração 2019-2021

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) foi constituído, a 4 de abril de 2019, através da resolução n.º68/2019 do Conselho de Ministros, publicado em Diário da República, 1.ª série, nº 72 de 11/04/2019.

Presidente Conselho de Administração - Carlos Alberto Couto da Silva

Dr. Carlos Alberto Couto da Silva
Presidente do Conselho de Administração

Carlos Alberto Silva, presidente do Conselho de Administração do CHTS durante o triénio 2016/2018, foi renomeado em 2019. Já tinha sido anteriormente vogal executivo do Hospital Geral de Santo António e do Centro Hospitalar do Porto, bem como administrador delegado dos hospitais Conde de São Bento, em Santo Tirso, e do Hospital da Trofa. Este gestor foi também administrador do Grupo Amorim e diretor dos CTT. Em 2004, havia já passado pelo Hospital Padre Américo, onde foi responsável pelo Serviço de Planeamento e Apoio à Gestão.

 

Diretora Clinica: Cármen Filipa Dias Carneiro

Dra. Cármen Filipa Ribeiro Dias Carneiro
Diretora Clínica

Cármen Filipa Ribeiro Dias Carneiro, licenciada em Medicina e Medicina Dentária pela Universidade do Porto, é Assistente Graduada de Cirurgia Geral.

Possui mestrado em Patologia Mamária e Senologia pela Universidade Autónoma de Barcelona, Pós-Graduação em Gestão para Médicos pela Universidade Católica Portuguesa e Pós-Graduação em Controlo e Melhoria de Qualidade nas Unidades de Saúde da Universidade Fernando Pessoa.

Foram-lhe atribuídas, pela Ordem dos Médicos, Competência em Gestão de Serviços de Saúde e Competência em Emergência Médica.

Do seu currículo fazem também parte diversos cursos realizados, nomeadamente Formação em Project Management for Executive, Advanced Course on Breast Cancer; Surgery ESSO; Gestão de Catástrofe; Codificação e Auditoria de Codificação Clínica; Auditoria Clínica da Direção Geral de Saúde e Viatura Médica de Emergência Médica/INEM – VMER.

É, desde 2017, Diretora de Departamento de Ambulatório e Ligação Funcional do CHTS e, desde 2016, Coordenadora de Informatização Clínica e Promotora de Telessaúde do CHTS.

Desde 2014, é Docente de Especialidades Médicas do Mestrado de Medicina Dentária da CESPU, Monitora de Prescrição de Medicamentos e MCDT’S e Coordenadora da Unidade de Cirurgia Endócrina e Patologia Mamária do Serviço de Cirurgia Geral do CHTS.

Coordena, desde 2010, a Unidade de Estomatologia e Medicina Dentária do CHTS.

De 2009 a 2016, dirigiu o Serviço das Consultas Externas, Hospital de dia e MCDT`S do CHTS.

Foi, de 2009 a 2012, Coordenadora do Conselho Diretivo do Colégio de Competência de Gestão de Serviços de Saúde da Ordem dos Médicos.

De 2013 a 2016, exerceu funções de Adjunta da Direção Clínica do CHTS.

É membro de várias Comissões Hospitalares, nomeadamente Comissão Oncológica, Qualidade e Segurança, Risco Clínico e Gestão de Camas, pertencendo também a várias Sociedades Médicas e Científicas e apresenta ainda vários trabalhos científicos publicados.

Enfermeiro Diretor: José Ribeiro da Costa Nunes

Enfº José Ribeiro da Costa Nunes
Enfermeiro Diretor

José Ribeiro, enfermeiro-chefe das Especialidades Cirúrgicas desempenhou também, no mandato anterior, funções de enfermeiro diretor do CHTS. Foi adjunto do enfermeiro diretor do CHTS no triénio 2013/2016. José Ribeiro foi, também, enfermeiro diretor no Centro Hospitalar do Alto Ave e no Hospital de Nossa Sr.ª da Conceição, em Valongo, bem como vogal do Conselho de Administração da ARS Norte.

Dr. André da Fonseca e Silva, vogal executivo

Dr. André da Fonseca e Silva
Vogal Executivo

O Gestor André Silva, Vogal Executivo do CHTS, EPE, 2016-2019, com uma pós-graduação em Economia Financeira e o curso de ROC, destacou-se como quadro superior da Inspeção-Geral das Finanças, bem como Diretor do Departamento de Auditoria Interna da Câmara Municipal do Porto, cargo que acumulou com o de administrador da empresa municipal Porto Lazer, EEM, com responsabilidades na área financeira e de recursos humanos.

 

Vogal Executivo: Augusta Maria Fernandes Morgado

Dra. Augusta Maria Fernandes Morgado
Vogal Executivo